Pipas ao Vento
Expedição Investigativa
Estudar a geometria de uma forma lúdica e que envolvesse todos. Depois de ouvir várias opiniões surgiu a ideia da construção de pipas. Elaboramos então um questionário com seis perguntas para que cada um respondesse juntamente com seus pais, pois durante nossa conversa vimos também que essa brincadeira é antiga e que eles (os alunos) não teriam muito conhecimento sobre ela.
Objetivos
Desenvolver habilidades geométricas e relacionar o aspecto lúdico da matemática na construção de pipas, oportunizamos a vivência de atitudes e valores de cooperação e cidadania.
Comunidade de Aprendizagem
Foram envolvidos os alunos do 6º ano A, no período matutino e seus pais. O desenvolvimento desse projeto oportunizou uma aprendizagem lúdica obtendo assim a participação de todos os alunos.
Os pais foram também ativos e contribuíram para enriquecer as informações e materiais, através do questionário, na coleta dos materiais (varetas de bambu) e ainda na aquisição de tudo o que foi necessário para a construção das pipas.
Articulação com o currículo
- Articulação com o Currículo.
Objetivos de Aprendizagem Ações/Estratégias Quando
Geometria
Área dos polígonos
Perímetro.
Ângulos.
Estatística.
Gráficos. - Identificar a simbologia matemática na comunicação.
- Consolidar algumas noções matemática. - Introdução à aula de figuras geométricas analisando os lados e ângulos de várias figuras;
- Identificar e classificar os polígonos presente na pipa e conceitua-los. - Desenho e identificação das figuras (polígonos) presentes numa pipa.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Reunidos na sala de aula analisamos o resultado do questionário. Neste momento os alunos descreveram como foi interessante conversar com os pais sobre isso. Descobriram que muitos brincavam de pipas e que também as confeccionavam, alguns alunos também relataram que os pais não brincaram de pipa mas conhecem a brincadeira. Relataram os cuidados que os pais tinham e os acidentes que presenciaram.