Farroupilha
“ Aprendi que os gaúchos tem vestimentos diferentes.
O chimarrão é quente.
Existem cavalos crioulos, puros...
Gian Noredino Linke | aluno(a)
Expedição Investigativa
Após a chegada da Chama Crioula na Escola a professora questionou os alunos sobre o que haviam percebido de mais curioso, logo começaram a contar sobre o viram e sentiram, manifestando muito interesse pelo cavalo e pelas vestimentas tradicionais da cultura gaúcha. Deste modo, decidimos fazer um projeto para investigar essas questões.
Objetivos
Descobrir curiosidades que marquem a vida das crianças sobre a História do Rio Grande do Sul.
Comunidade de Aprendizagem
CTG Rancho Velho e Mateadores do Vale para atividade da chama crioula.
Articulação com o currículo
Caça palavras no Hino do Rio Grande do Sul;
Símbolos do Rio Grande do Sul;
Roda de conversa sobre as vestimentas observadas pelas crianças que são tradicionais da cultura gaúcha, como vestido de prenda e bombacha – iniciar uma reflexão sobre gênero;
Pintura identificando os tipos de vestimentas gaúchas;
Completar palavras relacionadas à semana farroupilha;
Ditado recortado; Separação de sílabas;
Cruzadinha com a família sobre a História do RS;
Organização de palavras por sílabas;
Lendas: Quero-quero, Erva Mate, João de Barro;
Comidas típicas do RS;
Entrevista com família sobre a semana farroupilha e recontar na sala de aula;
Histórias e desafios matemáticos;
Destinação do lixo orgânico produzido pelo chimarrão;
Pintura da bandeira do Rio Grande do Sul.