MÚSICA BOA
“ Gostei da música de Mozart, do Bethoven, do funk, gostei de dançar e tocar os instrumentos.
Nathália Joras Mello | aluno(a)
Expedição Investigativa
No dia 02 de maio do presente ano, a professora e as crianças realizaram a expedição investigativa envolvendo os seguintes momentos:
Lançamos para a turma a pergunta exploratória: QUE SONS E BARULHOS PODEMOS OUVIR?
De posse de nossos óculos especiais, sensibilizamos a turma para ouvir os sons que escutamos em silêncio na nossa sala de aula;
Após saímos da sala para ouvir e olhar com muita atenção de onde vêm os sons que podemos escutar e sentir no pátio da nossa escola.
Objetivos
Sensibilizar as crianças para perceberem os sons presentes no seu meio e oportunizar a ampliação do seu repertório musical, visto que a música é uma linguagem que integra os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos, motores, cognitivos e sociais do processo de desenvolvimento e da aprendizagem infantil.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Trabalhar com brincadeiras cantadas como cantigas de roda, pular corda, amarelinha, dança das cadeiras e brincar de estátua, entre outras.
• Ensinar algumas músicas para os colegas e para a professora através de uma pesquisa sobre a música preferida de cada criança ou sobre aquela que ela quiser cantar para a nossa turma.
• Trabalhar com diferentes jogos:
• Jogos de escuta- dos sons do ambiente, de brinquedos, de objetos ou instrumentos musicais;
• Jogos de imitação- de sons vocais, de gestos e de sons corporais;
• Jogos de adivinhação- reconhecer o trecho de uma canção, os sons de alguns instrumentos;
• Jogos de direção- de onde vem a fonte sonora;
• Jogos de improvisação- feitos através da exploração de sons com a voz, o corpo, o entorno e com materiais sonoros diversos (colocação de materiais diversificados suspensos na sala).
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Quando voltamos para a nossa sala foi feita uma roda da conversa sobre o que vimos e ouvimos dentro e fora da nossa sala. A professora foi indagando e anotando aquilo que as crianças foram dizendo. Por último, foi escolhido o nome do projeto que surgiu da fala de uma das crianças quando foi perguntado para a turma sobre qual o nome que poderíamos dar para esse nosso estudo sobre a música. O nome escolhido foi MÚSICA BOA.