Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

MÚSICA BOA Gostei da música de Mozart, do Bethoven, do funk, gostei de dançar e tocar os instrumentos.
Nathália Joras Mello | aluno(a)
Expedição Investigativa

No dia 02 de maio do presente ano, a professora e as crianças realizaram a expedição investigativa envolvendo os seguintes momentos:
Lançamos para a turma a pergunta exploratória: QUE SONS E BARULHOS PODEMOS OUVIR?
De posse de nossos óculos especiais, sensibilizamos a turma para ouvir os sons que escutamos em silêncio na nossa sala de aula;
Após saímos da sala para ouvir e olhar com muita atenção de onde vêm os sons que podemos escutar e sentir no pátio da nossa escola.

Objetivos

Sensibilizar as crianças para perceberem os sons presentes no seu meio e oportunizar a ampliação do seu repertório musical, visto que a música é uma linguagem que integra os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos, motores, cognitivos e sociais do processo de desenvolvimento e da aprendizagem infantil.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

• Trabalhar com brincadeiras cantadas como cantigas de roda, pular corda, amarelinha, dança das cadeiras e brincar de estátua, entre outras.
• Ensinar algumas músicas para os colegas e para a professora através de uma pesquisa sobre a música preferida de cada criança ou sobre aquela que ela quiser cantar para a nossa turma.
• Trabalhar com diferentes jogos:
• Jogos de escuta- dos sons do ambiente, de brinquedos, de objetos ou instrumentos musicais;
• Jogos de imitação- de sons vocais, de gestos e de sons corporais;
• Jogos de adivinhação- reconhecer o trecho de uma canção, os sons de alguns instrumentos;
• Jogos de direção- de onde vem a fonte sonora;
• Jogos de improvisação- feitos através da exploração de sons com a voz, o corpo, o entorno e com materiais sonoros diversos (colocação de materiais diversificados suspensos na sala).

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Quando voltamos para a nossa sala foi feita uma roda da conversa sobre o que vimos e ouvimos dentro e fora da nossa sala. A professora foi indagando e anotando aquilo que as crianças foram dizendo. Por último, foi escolhido o nome do projeto que surgiu da fala de uma das crianças quando foi perguntado para a turma sobre qual o nome que poderíamos dar para esse nosso estudo sobre a música. O nome escolhido foi MÚSICA BOA.

Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. Professor Edwaldo Bernardo Hoffmann

Diretor
Angela Maria Silva da Rosa

Turma
Pré-escolar B

Número de alunos
21

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Restinga Seca

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RESTINGA SECA

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
Além do auxílio financeiro do Programa para a Escola, uma das contribuições que considero fundamental foi o trabalho com a metodologia de projetos. Ao longo do ano tive o tema do projeto como o desencadeador e como um eixo articulador de inúmeras atividades propostas para a turma que tornaram nossas aprendizagens muito mais significativas.
Ana Paula Marim | Professor(a)