Classificação: Ciência
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

PROJETO CIÊNCIA EM MOVIMENTO
Expedição Investigativa

A turma foi organaizada em três grupos para fazer a expedição, um grupo foi ver o movimento dos veículos na BR 163, outro andou pela comunidade e um grupo observou na escola. Eles tinham que observarem todos os tipos de movimento que ocorriam naqueles locais.

Objetivos

Identificar a aplicabilidade das Leis de Newton no seu dia a dia.

Comunidade de Aprendizagem

No projeto há o envolvimento dos alunos do 9° ano, professores e equipe gestora.
A turma do 9° ano foi dividida em três grupos.
A equipe gestora cuidou da mobilização das turmas para que fossem envolvidas no processo de pesquisa e também da viabilização dos recursos didáticos necessários ao desenvolvimento do projeto.

Articulação com o currículo

Áreas: Ciências – Física. Matemática - Tabelas, gráficos e escalas.
Objetivos de Aprendizagem
Propiciar ao aluno a compreensão e a análise dos fenômenos físicos e a utilização de seu conhecimento no cotidiano, podendo assim contribuir para a melhoria de sua qualidade de vida. Compreender que existem vários níveis de explicação física, tanto microscópicos quanto macroscópicos, utilizá-los apropriadamente na compreensão de fenômenos;
Ações/ Estratégias
Ciências – Física: Identificar, em cada situação-problema referente a um fenômeno físico, as grandezas e informações relevantes e construir sentenças ou esquemas para resolver essa situação;
Matemática: Fazer uso de diferentes linguagens que representam relações entre grandezas físicas: tabelas, gráficos, expressões matemáticas e escalas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a expedição a turma foi reunida e feito uma exposição de todos os tipos de movimentos que eles tinham observado. Os alunos ficaram empolgados com a possibilidades de fazerem experimentos e muito curiosos com as questões que ficaram como ponto de interrogação para descobrirem os porquês. Assim decidimos com eles que iniciaríamos pelas pesquisas teóricas para depois verificarmos na prática o que foi pesquisado.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL SÃO CRISTÓVÃO

Diretor
Andréia Pedrassani Gugel

Turma
9° ANO

Número de alunos
19

Estado
Mato Grosso

Município
Lucas do Rio Verde

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO LUCAS DO RIO VERDE

Assessoria Pedagógica
Cléria Paula Franco
Os alunos se envolveram bem mais nos conteúdos a serem estudados e houve uma aprendizagem significativa, pois, com as experiências realizadas puderam observar na pratica o que antes era visto somente na teoria. Percebemos os alunos mais estimulados e conseguiram passar o conhecimento adquirido para todas as demais turmas para as quais apresentam os resultados das pesquisas realizadas.
JANAINA IANOVSKI E ANTONIO FERNANDO PAIVA | Professor(a)