PROJETO CIÊNCIA EM MOVIMENTO
Expedição Investigativa
A turma foi organaizada em três grupos para fazer a expedição, um grupo foi ver o movimento dos veículos na BR 163, outro andou pela comunidade e um grupo observou na escola. Eles tinham que observarem todos os tipos de movimento que ocorriam naqueles locais.
Objetivos
Identificar a aplicabilidade das Leis de Newton no seu dia a dia.
Comunidade de Aprendizagem
No projeto há o envolvimento dos alunos do 9° ano, professores e equipe gestora.
A turma do 9° ano foi dividida em três grupos.
A equipe gestora cuidou da mobilização das turmas para que fossem envolvidas no processo de pesquisa e também da viabilização dos recursos didáticos necessários ao desenvolvimento do projeto.
Articulação com o currículo
Áreas: Ciências – Física. Matemática - Tabelas, gráficos e escalas.
Objetivos de Aprendizagem
Propiciar ao aluno a compreensão e a análise dos fenômenos físicos e a utilização de seu conhecimento no cotidiano, podendo assim contribuir para a melhoria de sua qualidade de vida. Compreender que existem vários níveis de explicação física, tanto microscópicos quanto macroscópicos, utilizá-los apropriadamente na compreensão de fenômenos;
Ações/ Estratégias
Ciências – Física: Identificar, em cada situação-problema referente a um fenômeno físico, as grandezas e informações relevantes e construir sentenças ou esquemas para resolver essa situação;
Matemática: Fazer uso de diferentes linguagens que representam relações entre grandezas físicas: tabelas, gráficos, expressões matemáticas e escalas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição a turma foi reunida e feito uma exposição de todos os tipos de movimentos que eles tinham observado. Os alunos ficaram empolgados com a possibilidades de fazerem experimentos e muito curiosos com as questões que ficaram como ponto de interrogação para descobrirem os porquês. Assim decidimos com eles que iniciaríamos pelas pesquisas teóricas para depois verificarmos na prática o que foi pesquisado.