Classificação: Jogos
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
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Projeto

Jogos: Uma forma de inclusão na aprendizagem
Expedição Investigativa

Aconteceu na escola mesmo durante o período das olimpíadas onde discutimos sobre os jogos e como eles interferem na vida dos atletas. Durante a conversa foram levantados alguns questionamentos: É bom ser atleta? Você gostaria de participar de uma competição esportiva? Após esses questionamentos fomos assistir alguns momentos marcantes dos jogos olímpicos que enfatizaram a união, respeito às regras, e a cooperação.

Objetivos

Desenvolver as habilidades individuais e coletivas dos alunos de forma integral: corpo mente e intelecto, compreendendo e usando regras de diversos jogos, enriquecendo a linguagem, a autoestima, expressão criativa proporcionando a interação.

Comunidade de Aprendizagem

No projeto há o envolvimento das famílias aonde os pais veem até a escola ajudar na construção de materiais. Em casa participam dos jogos junto com os filhos através da sacola de jogos, onde também farão relatos sobre o envolvimento dos filhos no projeto.
• Na culminância do projeto os pais estarão presentes para assistirem as apresentações e observarem os resultados alcançados através das atividades desenvolvidas.

Articulação com o currículo

Áreas: Língua portuguesa; Matemática; Historia; Geografia; Ciências; Ensino Religioso; Filosofia; Arte;

Ações/ Estratégias:
Língua portuguesa: Oralidade, leitura e produção escrita.
Matemática: Raciocínio lógico, diferentes possibilidades de registros, agrupamentos, adição, subtração, unidade, dezena, e centena e tratamento de informações.
História: Relações com o grupo de convívio: família, escola, comunidade, regras, histórico dos jogos, direitos e deveres.
Geografia: Exploração dos espaços a partir do corpo, lateralidade, anterioridade, dentro fora perto longe etc, Ciências: Os animais.
Ensino religioso: A pessoa é um ser social, afetivo, e cultural tem capacidades dons e limites.
Filosofia: Respeito às diferenças, honestidade, respeito as regras, valores, jogos olímpicos e pratica de boas ações.
Artes: Artes visuais, elementos sonoros, expressão facial, corporal e gestual.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Através de observações feitas na turma e da prática no cotidiano percebi que cada vez mais as crianças estavam agitadas, ansiosas e até mesmo agressivas e com dificuldades de respeitar os colegas e principalmente as regras de sala de aula. o conselho de grupo é uma metodoligia positiva neste contexto. Pensando nessas relações interpessoais, senti a necessidade de trabalhar o projeto com jogos.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Cristóvão

Diretor
Andréia Pedrassani Gugel

Turma
1º ano A

Número de alunos
13

Educadores
Elaine Pedroso de Moraes Barzotto

Estado
Mato Grosso

Município
Lucas do Rio Verde

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO LUCAS DO RIO VERDE

Assessoria Pedagógica
Cléria Paula Franco
O brincar é instrumento de ilustração prática complementando a teoria, porém, muito enriquecedor, desacomoda o sujeito desafiando a se movimentar e interagir com seu espaço, respeitar as regras, a clareza de comunicação, o fortalecimento do vínculo afetivo entre o grupo, a desinibição, a confiança de uns para com os outros, entre outras questões de valores, como solidariedade, amizade, compreensão e outros conhecimentos que se articulam entre si, ligados por uma rede.
Elaine Pedroso de Moraes Barzotto | Professor(a)