Jogos: Uma forma de inclusão na aprendizagem
Expedição Investigativa
Aconteceu na escola mesmo durante o período das olimpíadas onde discutimos sobre os jogos e como eles interferem na vida dos atletas. Durante a conversa foram levantados alguns questionamentos: É bom ser atleta? Você gostaria de participar de uma competição esportiva? Após esses questionamentos fomos assistir alguns momentos marcantes dos jogos olímpicos que enfatizaram a união, respeito às regras, e a cooperação.
Objetivos
Desenvolver as habilidades individuais e coletivas dos alunos de forma integral: corpo mente e intelecto, compreendendo e usando regras de diversos jogos, enriquecendo a linguagem, a autoestima, expressão criativa proporcionando a interação.
Comunidade de Aprendizagem
No projeto há o envolvimento das famílias aonde os pais veem até a escola ajudar na construção de materiais. Em casa participam dos jogos junto com os filhos através da sacola de jogos, onde também farão relatos sobre o envolvimento dos filhos no projeto.
• Na culminância do projeto os pais estarão presentes para assistirem as apresentações e observarem os resultados alcançados através das atividades desenvolvidas.
Articulação com o currículo
Áreas: Língua portuguesa; Matemática; Historia; Geografia; Ciências; Ensino Religioso; Filosofia; Arte;
Ações/ Estratégias:
Língua portuguesa: Oralidade, leitura e produção escrita.
Matemática: Raciocínio lógico, diferentes possibilidades de registros, agrupamentos, adição, subtração, unidade, dezena, e centena e tratamento de informações.
História: Relações com o grupo de convívio: família, escola, comunidade, regras, histórico dos jogos, direitos e deveres.
Geografia: Exploração dos espaços a partir do corpo, lateralidade, anterioridade, dentro fora perto longe etc, Ciências: Os animais.
Ensino religioso: A pessoa é um ser social, afetivo, e cultural tem capacidades dons e limites.
Filosofia: Respeito às diferenças, honestidade, respeito as regras, valores, jogos olímpicos e pratica de boas ações.
Artes: Artes visuais, elementos sonoros, expressão facial, corporal e gestual.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Através de observações feitas na turma e da prática no cotidiano percebi que cada vez mais as crianças estavam agitadas, ansiosas e até mesmo agressivas e com dificuldades de respeitar os colegas e principalmente as regras de sala de aula. o conselho de grupo é uma metodoligia positiva neste contexto. Pensando nessas relações interpessoais, senti a necessidade de trabalhar o projeto com jogos.