Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Um por todos e todos por um
Expedição Investigativa

A expedição aconteceu na escola, sendo que foram levantados vários questionamentos: Por que os alunos respondem mau? Por que eles gritam tanto? Por que eles tiram sarro uns dos outros, isso acaba virando um conflito? Por que eles debocham dos colegas? Por que os alunos deixam os colegas tristes? Por que as pessoas brigam por motivos banais? Por que as pessoas choram e dali um pouco já está dando risada? Assim após esses questionamentos fomos assistir o filme: Além da sala de aula.

Objetivos

Proporcionar ao longo desse projeto condições para que os alunos se conscientizem da necessidade de respeito entre todos os colegas, conservando os direitos e deveres de cada um, formando valores éticos e morais.

Comunidade de Aprendizagem

No projeto há o envolvimento das famílias, professores, colegas, palestrante e equipe gestora.
FAMILIA – participaram ativamente das atividades fazendo as tarefas com os filhos, parte fundamental para o sucesso do projeto.
ALUNOS- desenvolvimento das atividades propostas
EQUIPE GESTORA- cuidou da viabilização dos recursos didáticos necessários ao desenvolvimento do projeto.
PROFESSORES- articulação das atividades do projeto

Articulação com o currículo

Áreas: Português, Arte, Ensino Religioso, Filosofia.

Objetivos de Aprendizagem:
Desenvolver a autoestima e o respeito;
Formar consciência dos valores éticos e morais;
Respeitar as diferenças;
Repelir quaisquer tipos de desrespeito, discriminação, exclusão, desvalorização do ser humano;
Possibilitar uma maior comunicação entre a escola, a família e a comunidade escolar como um todo;
Envolver a comunidade escolar para colocar em prática os assuntos discutidos ou vivenciados;
Adotar atitudes de cooperação, participação, responsabilidade, tolerância, sensibilidade e comprometimento na escola para toda a vida.

Ações/ Estratégias:
Português: leitura, produção escrita, oralidade, relato escrito;
Ensino religioso: atitudes, recurso áudio visual;
respeito e bem-estar;
Filosofia : Valores ( valores no passado e hoje)
Arte: Dramatização com fantoches e confecção de cartazes.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Constatei com a turma que na era da modernidade alguns valores humanos andam esquecidos. E no dia a dia da escola, em nossa convivência com as crianças/alunos e alunos/professores e demais pessoas de nosso círculo de convivência, nos deparamos com casos de indisciplina e desrespeito. O desafio é como abordar e trabalhar este assunto de maneira que seja interessante ao aluno. Diante disso, senti a necessidade de realizar o presente projeto.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Cristóvão

Diretor
Andréia Pedrassani Gugel

Turma
5º ano

Número de alunos
31

Estado
Mato Grosso

Município
Lucas do Rio Verde

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO LUCAS DO RIO VERDE

Assessoria Pedagógica
Cléria Paula Franco
Pude perceber já no decorrer do projeto as mudanças de atitudes dos alunos e também o relato dos pais que estas atitudes também foram notadas em casa, na família, sendo que passaram a prestar mais atenção ao seu redor sendo mais solidários com as pessoas, educados e prestativos.
Silvana Beatriz dos Santos | Professor(a)