Gêneros Textuais: Para que e para quem eu escrevo?
Expedição Investigativa
A expedição aconteceu na sala de aula, onde a professora solicitou que os alunos produzissem um texto sobre festa junina, para poder observar as principais dificuldades encontradas e qual o sentido da produção para os mesmos.
Objetivos
Dar condições adequadas para um crescimento do aluno em suas produções, não apenas na sala de aula.
Produzir textos de qualidade, onde os alunos aprendam a escrever o que querem dizer e aprimorar a comunicação, para quem escrevem e qual é o gênero que melhor exprime essas ideias. Revisar os textos continuamente.
Comunidade de Aprendizagem
Estiveram envolvida no projeto a professora, os alunos, família, turma do 1º, 2º, e 4º ano.
Os alunos enviaram as suas produções para a família, alunos da escola, professora, sendo que estes deverão também produzir e enviar de volta para os alunos do 3º ano.
Articulação com o currículo
Áreas:
Português, Arte.
Objetivos de Aprendizagem:
• Desenvolver o gosto pela produção escrita.
• Produzir textos seguindo os passos de cada gênero textual.
• Reestruturar textos a partir da primeira versão.
• Valorizar as produções escritas dos alunos.
• Incentivar os alunos nas suas produções.
• Despertar na família o gosto pela leitura e produção de texto.
• Construir formas visuais artísticas trabalhando as cores.
• Criar, utilizando diversos materiais.
Ações/ Estratégias:
Português: Oralidade, leitura, produção escrita, reestruturação;
Arte: artes visuais, colagem, teatros, teatro de fantoches.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Os alunos produziram o texto e questionaram: “Para que escrever um texto e por que escrever? ” Então fomos vendo a finalidade daquele texto escrito.
Na roda da conversa decidimos dar uma finalidade para os textos produzidos pelos alunos, mostrando por que, para que e para quem estamos escrevendo. Neste momento foi nítido o brilho nos olhos das crianças e a vontade em começar as primeiras produções. Sendo que todas as produções serão enviadas e registradas.