RESGATANDO VALORES
Expedição Investigativa
A expedição aconteceu na escola através de vários questionamentos levantados em sala de aula tais como: Porque os alunos fofocam uns dos outros? Porque muitas vezes são egoístas? Porque conversam tão alto? Porque esquecem de respeitar os outros?
Objetivos
Oferecer no decorrer do projeto momentos para que os alunos reflitam e se conscientizem da necessidade do respeito uns com os outros, priorizando o limite de cada um, colocando em prática os direitos e deveres de um cidadão com valores éticos e morais.
Comunidade de Aprendizagem
Durante esse projeto houve o envolvimento dos alunos, das famílias, professores e equipe gestora.
Os alunos participaram diretamente do projeto através de produções de textos, bilhetes, apresentação de teatro, leitura reflexiva e dinâmicas. A família através da leitura e escrita, sendo que os alunos levaram a sacola viajante para casa e realizaram a leitura dos livros juntamente com os pais refletindo sobre a mesma e relataram no caderno em anexo como foi a experiência.
Articulação com o currículo
Objetivos da aprendizagem: Desenvolver a auto confiança;
Despertar para a mudança de atitudes;
Adotar atitudes de valorização das amizades;
Formar consciência dos valores éticos e morais;
Aprender pequenos gestos de boas maneiras, como cumprimentar e desculpar-se;
Respeitar as diferenças;
Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras;
Incentivar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável;
Possibilitar uma maior comunicação entre a escola e a família;
Envolver a comunidade escolar para colocar em prática os assuntos discutidos ou vivenciados;
Adotar atitudes de cooperação;
Áreas: Português, Arte, Ensino Religioso, Filosofia.
Português: oralidade, leitura, escrita, relatos escritos e produção textual.
Ensino religioso: mudança de atitudes, vídeo de curta metragem;
respeito e bem estar;
Filosofia : Valores ( resgatar valores ontem/ hoje)
Arte: Dramatização com fantoches, teatro e confecção de cartazes;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Sentindo a necessidade de resgatar nos alunos valores adormecidos pela era digital e percebendo a ausência do comprometimento da família na vida escolar dos filhos. Percebendo juntamente com os alunos que as fofocas, a falta de limites e a falta de respeito entre os mesmos, enfim vários fatores comportamentais estavam atrapalhando o desenvolvimento das aulas e o rendimento dos alunos. As reuniões e o diálogo foram constantes no desenrolar do projeto.