Classificação: DESENVOLVIMENTO HUMANO
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

BRINCADEIRAS NA ESCOLA Gostei da brincadeira do pano. Os pequenos aprenderam as brincadeiras, depois quando ficarem maiores irão ensinar outros colegas pequenos. Aprendi a brincar com os colegas.
Janice Morais Flores | aluno(a)
Expedição Investigativa

Com os óculos para a expedição com material reciclável, tendo por base capa de livros usados. Após a professora titular convidou os alunos do 4 º ano para uma expedição as salas dos Prés e do 1º ano com o objetivo de eles saberem do que estas crianças brincam na sala de aula e no pátio. Um dos alunos ficou responsável para registrar as falas das brincadeiras citadas. A pergunta exploratória foi: Do que vocês brincam na sala de aula e no pátio da Escola?

Objetivos

Despertar nos alunos o cooperativismo através das brincadeiras conhecidas e pesquisadas por eles, sendo que estas serão praticadas com as crianças das outras turmas dos Prés e 1º ano, com o objetivo dos maiores ensinarem os menores aquilo que sabem e o que eles também aprenderam através de pesquisa com adultos e com o uso da internet.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

• Linguagem, Expressão corporal, Artes e Matemática:
• Explorar os espaços da escola favoráveis ao desenvolvimento de atividades com jogos e brincadeiras planejados pelo 4 ano juntamente com professores e supervisão escolar.
• Pesquisa de brincadeiras e jogos com apoio de adultos e internet.
• Confecção de camisetas do projeto com slogan e ilustração.
• Criar no pátio jogos e brincadeiras tais como: Trilha de movimento, jogo da velha, amarelinha...
• Criar acrósticos com nomes de brinquedos ou brincadeiras. (Cargo de um professor convidado)
• Elaborar textos.
• Pesquisar gêneros literários (texto informativo, elaborar convites para intercâmbio com outras escolas)
• Estabelecer regras das brincadeiras. (A cargo de um professor convidado)
• Leitura e interpretação de gráficos e tabelas;
• Completar gráficos e tabelas com dados coletados nas Turmas visitadas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Ao retornarem à sala de aula a professora titular pediu sugestões de nomes para o projeto. Foram sugeridos 3 nomes, os quais a professora registrou no quadro. Após cada aluno votou em um dos nomes sugeridos. O mais votado foi ¨ Brincadeiras na Escola”. Na sequência a professora registrou em papel pardo as brincadeiras de sala de aula e as de pátio que os alunos citaram na visita a cada sala de aula.

Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. Professor Edwaldo Bernardo Hoffmann

Diretor
Angela Maria Silva da Rosa

Turma
4º ano

Número de alunos
15

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Restinga Seca

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RESTINGA SECA

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
O projeto foi válido pois os alunos do 4° ano conseguiram fazer várias atividades e brincadeiras cooperativas entre os alunos dos pré e do 1° ano. Possibilitou também atividades interdisciplinares, pesquisa e planejamento por parte deles, para que cada uma fosse desenvolvida.
Roseli Diniz | Professor(a)