Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O monumento da Praça O projeto para mim foi bem legal, da construção da maquete até o dia da apresentação, porque uniu bastante a turma e mostrou que com união podemos fazer qualquer coisa.
Brenda Lírio | aluno(a)
Expedição Investigativa

Tendo o Teorema de Pitágoras como recorte do plano de Trabalho da disciplina de Matemática os alunos do 9º ano, foram até a Praça Olmiro Ferreira Porto, no centro de Soledade, desenvolver sua expedição investigativa tendo como pergunta exploratória Que figuras geométricas observamos nesse local?

Objetivos

Observar as figuras geométricas existentes na Praça Olmiro Ferreira Porto.

Comunidade de Aprendizagem

Professores da escola.
Professor convidado Pablo Picassio vaz - Historiador.
Comunidade em geral.

Articulação com o currículo

Estudo e demonstração do Teorema de Pitágoras.
Estudo das Figuras Geométricas.
Estudo das áreas e medidas.
Construção da maquete do monumento.
Conversa com o hitoriador Pablo Picassio Vaz sobre história da praça e do monumento, em que gestão foi feito, qual o custo, que altura possui.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após Expedição Investigativa, na roda de conversa, os alunos relataram sobre uma estrutura metálica situada no centro da praça, normalmente utilizada como pinheiro natalino, e o definiram como objeto de estudo do Programa União faz a Vida.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental Capistrano de Abreu

Turma
9º ano

Número de alunos
12

Educadores
Lidian

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Soledade

Cooperativa
SICREDI BOTUCARAÍ RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SOLEDADE

Apoiadores
Marisa Muniz

Foi um momento fantástico onde unimos vários conhecimentos prévios dos alunos, com conhecimentos específicos de várias áreas. O comprometimento e o envolvimento dos alunos no projeto foi muito significante.