Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Diversão para aprender Eu gostei, porque jogar é divertido, e ajudei a fazer jogos legais, achei muito gostoso jogar e estudar assim, podia ter jogos todos os dias.
VITÓRIA AMARAL DA SILVA | aluno(a)
Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi organizada com o intuito de contemplar a área de conhecimento matemática, artes e português, cuja necessidade foi diagnosticada a partir da pergunta exploratória: Brincando se aprende? Por quê? Foi realizada a expedição investigativa no ambiente escolar: brinquedoteca com os alunos do 1º ano, em que as informações coletadas culminaram o tema do projeto.


Objetivos

Proporcionar uma aprendizagem de forma prazerosa, trabalhando em conjunto, em cooperação, com comprometimento, estimulando os alunos a elaborar estratégias de ação para melhor atuar na vida como cidadãos participativos, onde tenham que formular hipóteses e desenvolver um pensamento lógico e sistêmico, respeitando sempre a opinião do outro, percebendo a importância da realização de atividades lúdicas no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem na turma de alfabetização.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

• Medidas, Artes, Cores, Matemática, Português: Confeccionar novos jogos com materiais alternativos; recuperar jogos já existentes na escola;
• Cooperação cidadania, Matemática – medidas: Confeccionar um armário para guardar esses jogos na sala da alfabetização, construção entre pais e filhos;
• Coordenação, contagem e equilíbrio: Pesquisa com os pais sobre as brincadeiras e brinquedos da infância deles;
• Proporcionar cooperação, autonomia, imaginação e criatividade: Resgatar de forma vivencial com as famílias os diferentes tipos de jogos usados na infância passada e que não são mais conhecidos atualmente.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a aplicação da referida pergunta e vivenciada a expedição na sala da brinquedoteca, a professora, em conjunto com os alunos, concluíram que é necessário trabalhar o brincar para aprender, com isso, em uma votação, eles escolheram o nome do projeto: Diversão para aprender.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Flora

Diretor
Ivoneti da Silva Bozza

Turma
1º Ano

Número de alunos
11

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Santa Maria

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SANTA MARIA

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
A utilização de jogos na alfabetização melhorou a forma de ensinar e aprender, tornando as aulas mais atraentes. O aluno nunca está sozinho ou isolado, desenvolvem a cooperação, a criatividade, a paciência e a ajuda mútua, aprendem a respeitar regras, a sua vez de jogar. Novas possibilidades para aqueles alunos com dificuldades de aprendizagem.
MARALICE SILVEIRA MALEZAN | Professor(a)