Diversão para aprender
“ Eu gostei, porque jogar é divertido, e ajudei a fazer jogos legais, achei muito gostoso jogar e estudar assim, podia ter jogos todos os dias.
VITÓRIA AMARAL DA SILVA | aluno(a)
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi organizada com o intuito de contemplar a área de conhecimento matemática, artes e português, cuja necessidade foi diagnosticada a partir da pergunta exploratória: Brincando se aprende? Por quê? Foi realizada a expedição investigativa no ambiente escolar: brinquedoteca com os alunos do 1º ano, em que as informações coletadas culminaram o tema do projeto.
Objetivos
Proporcionar uma aprendizagem de forma prazerosa, trabalhando em conjunto, em cooperação, com comprometimento, estimulando os alunos a elaborar estratégias de ação para melhor atuar na vida como cidadãos participativos, onde tenham que formular hipóteses e desenvolver um pensamento lógico e sistêmico, respeitando sempre a opinião do outro, percebendo a importância da realização de atividades lúdicas no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem na turma de alfabetização.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Medidas, Artes, Cores, Matemática, Português: Confeccionar novos jogos com materiais alternativos; recuperar jogos já existentes na escola;
• Cooperação cidadania, Matemática – medidas: Confeccionar um armário para guardar esses jogos na sala da alfabetização, construção entre pais e filhos;
• Coordenação, contagem e equilíbrio: Pesquisa com os pais sobre as brincadeiras e brinquedos da infância deles;
• Proporcionar cooperação, autonomia, imaginação e criatividade: Resgatar de forma vivencial com as famílias os diferentes tipos de jogos usados na infância passada e que não são mais conhecidos atualmente.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a aplicação da referida pergunta e vivenciada a expedição na sala da brinquedoteca, a professora, em conjunto com os alunos, concluíram que é necessário trabalhar o brincar para aprender, com isso, em uma votação, eles escolheram o nome do projeto: Diversão para aprender.