Classificação: Diversidade
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Conectando Diversidade Revelando o Desconhecido
Expedição Investigativa

A expedição ocorreu no dia-a-dia da escola mesmo, foi detectado uma mesma questão em diferentes turmas, então foi realizada a assembleia de grupo com os educadores que em consenso pensou-se neste projeto.

Objetivos

O objetivo do projeto é o de tocar os alunos, mas principalmente as famílias, pois sabemos que muito do que os alunos expressam é reflexo familiar, então não adianta falarmos de respeito às diferenças, sem também contar com o apoio familiar falando a mesma língua. Realizamos diversas atividades com os alunos, porém se as famílias possuem hábitos ou formas de expressões que vão contra ao nosso objetivo pouco conseguiremos modificá-las.

Comunidade de Aprendizagem

Grupo CTG Porteira da Amazônia - dança e interação com os alunos/ CAICA MartonLucca – dança e interaçãoMatogrossense/ Casa da Cultura – Interação com o Grupo de Hip Hop e dança da Capoeira; Famílias – Visita do Boneco Chiquinho e da história MENINOS DE TODAS AS CORES; Atividade com as famílias - Exposição para comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Área/Eixos
Música - Objetivos de Aprendizagem: Estimulação visual, concentração, musicalização e interação, diálogo, identificação de ritmos.
Ações/Estratégias: Apresentações de danças mato-grossenses, guachescas, capoeira e hip hop
Linguagem Oral e Escrita: Diálogo, apreciação, respeito.
Natureza e Sociedade: Conhecer e valorizar a cultura, meio de vida e trabalho do seu grupo de origem e de a outros grupos, mostrar aos pais que as crianças não tiveram nenhuma forma negativa de conviver com o diferente.


Ficha Técnica
Escola
Educandário Infantil Brincarte

Diretor
Claudeci Mello Fantin

Turma
Projeto da Equipe de Professores

Número de alunos
79

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
Observei na atitude das crianças certas resistências em interagir com aquelas que elas achavam ser diferentes... fossem essas diferenças de cor, religião, cultura, enfim, conviver com o diferente era desafiador. Saímos da Sala de aula e envolvemos toda a escola para refletir sobre estas questões. A participação das famílias foi crucial para vivenciarmos com as crianças os valores da tolerância, respeito às diversidades, cooperação, solidariedade e cidadania...
Mariete Duraes | Professor(a)