ODS 1, 2 e 6: e nós com isso?
Expedição Investigativa
Visita a região do poliesportivo de Umuarama.
Boa pergunta:
a) Há algum impacto ambiental causado pela ação humana? Se sim, qual?
b) Se há esse impacto, como eles afetam o modo de vida das pessoas da região? Quais ações poderão ser tomadas do seu ponto de vista, para melhoria desse espaço?
Temas levantados pelos alunos: saúde pública; participação popular; bem estar; educação; governo legislativo e executivo; democracia; economia e gastos públicos; sustentabilidade.
Objetivos
Oportunizar o conhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a partir de sua temática universal e humanitária.
Contextualizar os ODS 1, 2 e 6: pobreza, fome e acesso a água limpa e saneamento, com os conteúdos escolares de forma inter e transdisciplinar.
Pesquisar e compreender diferentes realidades e projetar soluções para as ODS em estudo, a partir da perspectiva das ciências aplicadas e da biotecnologia.
Comunidade de Aprendizagem
Exército Brasileiro que realiza Missão de Paz no Haiti;
Escola de Educação Especial Nice Braga;
Articulação com o currículo
Arte: ARTES VISUAIS; ARTE BRASILEIRA; TEATRO BRASILEIRO; MÚSICAS BRASILEIRA.
Educação Física: EXERCÍCIO FÍSICO, AVALIAÇÃO FÍSICA; EXERCÍCIOS FÍSICOS; CAPACIDADES FÍSICAS.
História: Sistemas coloniais.
Geografia: A população brasileira.
Filosofia: Filosofia e Estética.
Sociologia: Cultura e Sociedade.
Produção Textual: PRODUÇÃO, RECEPÇÃO E FUNÇÃO ESCOLAR.
Língua Portuguesa: NUMERAL, VERBO; SÉCULO XIX: Realismo e Naturalismo.
Química: Cinética Química; Equilíbrio Químico.
Matemática: Função exponencial e Função logarítmica.
Biologia: Meio ambiente: Recursos hídricos; Desastres naturais; Conservação da natureza; Conceitos básicos de ecologia.
Inglês: GRAMMAR, ADVERBIO, VOCABULARY.
Física: Leis da termodinâmica; Evolução das máquinas térmicas e aplicações; Ciclo de Carnot e o rendimento das máquinas térmicas; Aplicações de fenômenos térmicos no cotidiano; Compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água.