Alimentação saudável
“ Nós os alunos da turma optamos pela alimentação, porque hoje em dia as crianças não estão se alimentando corretamente. Nós fomos à fruteira, vimos as verduras, frutas, legumes, etc. Futuramente pretendemos montar um livro de receitas com bolos de frutas, tortas e coisas saudáveis. Também fizemos uma salada de frutas com a professora Eliane. Eu aprendi, com o projeto, que temos que cuidar nossa alimentação, para não ficarmos doentes e sim saudáveis.
Maria Luiza Perez El Hatal | aluno(a)
Expedição Investigativa
Como me alimento? A expedição investigativa aconteceu na fruteira perto da escola, onde puderam observar a variedade de frutas, legumes e temperos e haviam muitas pessoas fazendo comprar por isso, eles chegaram a conclusão de que as pessoas estão procurando
se alimentar melhor. Eles observaram e anotaram o perco dos alimentos e perceberam que estão caros, mas que a
ameixa e a uva são os mais caros.
Objetivos
Estimular o aluno a buscar uma alimentação mais saudável a partir dos conhecimentos adquiridos através dos conteúdos e
das experiências práticas vivenciadas.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Português: produção, textual, Oficina com nutricionista do município - Produção textual sobre o assunto;
• Geografia: Cultura, Regional - Café campeiro;
• Português: produção, textual, Matemática: quantidades, Ciências, Vitaminas e Produção da salada de frutas;
• Português: produção textual, Matemática: quantidades, Ciências, Vitaminas, Confecção de um livro de receitas de bolos de frutas;
• Português: produção textual: Matemática: quantidades, Ciências, Vitaminas, Produção de um folder com a pirâmide alimentar.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição investigativa, foi realizada a roda de conversa, onde os alunos comentaram que puderam observar a variedade de frutas, legumes e temperos e haviam muitas pessoas fazendo comprar por isso, eles chegaram a conclusão de que as pessoas estão procurando se alimentar melhor. Eles observaram e anotaram o perco dos alimentos e perceberam que estão caros, mas que a ameixa e a uva são os mais caros.