Classificação: Educação para o pensar
Período de desenvolvimento: 2014 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Matematicando e Raciocinando
Expedição Investigativa

No decorrer das aulas e dos conteúdos abordados, procurar associar a teoria com atividades práticas que desenvolvam o raciocínio e despertem o interesse, para que a compreensão dos conceitos vá além de uma simples decoreba, ou uma memorização mecânica através do exercício repetitivo de cálculos. Matematicando é uma maneira prazerosa de aprender matemática e está inteiramente ligada a palavra “brincando”, desejo esse que todo ser humano se satisfaz ao realizar.

Objetivos

Desenvolver o pensamento lógico, o raciocínio e o cálculo mental.

Comunidade de Aprendizagem

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Cerutti e a comunidade escolar.

Articulação com o currículo

• Filosofia: lógica, histórias lógicas, desafios lógicos, a teoria sobre os jogos de Boole, sua história e utilização;
• Educação Física: jogos de xadrez;
• Matemática: jogos pedagógicos de raciocínio lógico, cálculo mental, atenção e concentração, sistema monetário;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Com alunos do sexto ano, no decorrer das aulas e das atividades desenvolvidas. Tendo em vista a motivação e desejo de praticar a matemática de forma diferente, buscando compreender conceitos que muitas vezes se apresentam de forma abstrata e de difícil compreensão.
Nas aulas de Filosofia com os alunos do 6º ano, no decorrer das aulas da mesma. Tendo em vista a motivação e o desejo de praticar a logicidade de maneira diferente.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Francisca Cerutti

Diretor
Márcia Maldaner

Turma
6º Ano

Número de alunos
14

Educadores
Sílvia Dalla Nora, Rosana Pecinin e Victor Hugo Maciel Meloni, Kellyn Gabriel

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Apoiadores
Prefeitura Municipal, Cotrisoja, ULBRA-Carazinho

Assessoria Pedagógica
ULBRA - Carazinho/RS
Este projeto, envolveu os professores de Matemática, Educação Física e Filosofia, trazendo o brincar com o objetivo de raciocinar de forma lógica. O trabalho foi muito bom, pois houve total envolvimento dos alunos e das pessoas que assistiram a apresentação do trabalho.
Rosana Pecinin | Professor(a)