Saúde e Alimentação Saudável
“ "O trabalho foi muito importante, pois aprendemos como temos uma alimentação saudável, tendo também um corpo e mente sadios e consequentemente uma melhor qualidade de vida."
Alunos | aluno(a)
Expedição Investigativa
Pesquisa com familiares, conversa com a nutricionista e com gestora ambiental, em livros, internet, entrevista, visita em hortifrutigranjeiro.
Objetivos
Conhecer a importância da saúde e dos hábitos saudáveis para nosso bem estar físico e mental, visando uma qualidade de vida.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Cartazes sobre hábitos saudáveis e não saudáveis;
Conversa com nutricionista Cleonice Steffens;
Conversa com gestora ambiental Terezinha Ferreira sobre agrotóxicos nos alimentos;
Texto coletivo da prática com a nutricionista;
Trabalhar com rótulos e embalagens de alimentos;
Montar um mural com informações com as embalagens trazidas pelos alunos;
Fazer a degustação de bolo de casca de banana e suco de casca de abacaxi com hortelã; bolo nega maluca de feijão e suco de laranja com menta;
Pesquisar na internet as vitaminas que cada fruta possui, e sua importância para o nosso organismo;
Painel de alimentos não saudáveis e saudáveis; Painel com alimentos de origem: ANIMAL, VEGETAL, MINERAL (SAL, ÁGUA);
Gráficos com o índice de agrotóxico que alguns alimentos contém;
Montagem do gráfico acima em forma de painel; Hábitos saudáveis na alimentação; Visita a um hortifrutigranjeiro;
Elaboração de um caderno de Receitas Saudáveis;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O projeto surgiu da necessidade de promover hábitos saudáveis juntamente com a qualidade de vida, porque em sua fase de crescimento o aluno precisa de uma atenção nutricional e uma alimentação saudável adequada para que desta forma, previna-se de várias doenças na fase adulta. Pelo fato, também, dos alunos, dentro do conteúdo de ciências do 5º ano trabalhar sobre saúde, alimentação, aparelhos do corpo humano e vida saudável.