A escola de antigamente
Expedição Investigativa
Na sala foram elaboradas as questões com os alunos para a expedição a partir da pergunta: “O que encontro na escola para a realização de meus sonhos?”. Na expedição, surgiu a ideia de investigar de como era o ensino no tempo dos avós, de como era a escola, como eram as brincadeiras de antigamente, os tipos de cadernos e lápis, o quadro onde a professora escrevia, de como era a estrutura escolar, como era a professora, por que muitos moradores e familiares não puderam estudar.
Objetivos
Investigar o ensino na época dos avós e pais e demais pessoas da comunidade com o intuito de comparar a escola de como era no passado e de como é hoje.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade onde se situa a escola e o bairro onde residem os alunos e seus familiares pesquisados.
Articulação com o currículo
Matemática: gráficos e porcentagens dos dados coletados junto à comunidade como um todo.
Português: produção de textos e pesquisas na internet e apresentação de suas descobertas aos seus colegas.
Artes: construção dos cadernos, lápis, brinquedos e do quadro de antigamente e confecção de cartazes.
Estudos Sociais: os percursos históricos dos materiais usados na escola: quadro negro, lápis e caderno.
Ciências: alimentação dos alunos no tempo dos avós.