Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2014 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A identidade das duas escolas de São José do Capingui: resgatando a história de suas comunidades "Resgatando a história da comunidade onde a gente vive começamos a olhar para os espaços de maneira diferenciada, com outra visão da realidade".
Yasmin Possan | aluno(a)
Expedição Investigativa

No processo de expedição investigativa torna-se possível observar a realidade já conhecida a partir de "recortes" específicos para questões que se pretende tomar como objeto de estudo. A expedição investigativa representa uma importante fonte de construção de aprendizagem na perspectiva do trabalho com projetos.

Objetivos

Resgatar a história das comunidades em que residem os estudantes matriculados na Escola Estadual de Ens. Fund. São José do Capingui e na Escola Municipal de Ed. Infantil Sítio do Pica Pau Amarelo, buscando compreender como cada comunidade foi formada, as principais marcas históricas que as identificam e a herança cultural que é transmitida de geração para geração.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, estudantes, professores, funcionários, gestores, sociedade civil, técnicos da ASCAR-EMATER, dentre outros.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa - Produção de texto; oralidade; ortografia; diferentes gêneros textuais.
Matemática - Medidas de massa e de comprimento; as quatro operações; porcentagem; lucro e prejuízo; sequência lógica.
História - As etnias; o processo imigratório; as culturas agrícolas; a evolução tecnológica.
Geografia - O clima; a vegetação; o solo; a localização geográfica; demografia.
Artes - Cores; formas geométricas; o artesanato e as etnias.
Educação Física - O esporte na comunidade; formas de lazer.


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental São José do Capingui

Turma
Todas

Número de alunos
48

Educadores
Oliva Deon Sganzerla

Estado
Rio Grande do Sul

Município
David Canabarro

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE DAVID CANABARRO

Assessoria Pedagógica
Faculdade Ideau, de Getúlio Vargas
"Trabalhar com a metodologia de projetos é uma perspectiva necessária às escolas de campo frente ao ensino por ciclos de aprendizagem”.
Oliva Deon Sganzerla | Professor(a)