Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
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Projeto

Minhocário, aprender fazendo
Expedição Investigativa

Como produzir um adubo orgânico diferenciado para melhorar o cultivo dos produtos da horta?

Etapas:1-Conversa com os alunos sobre a importância da separação do lixo.
2- Palestra sobre como construir um minhocário.
3-Discussão e observação na horta do melhor espaço para a construção do minhocário.
4- Visita a uma propriedade rural para observar os tipos de solo.

Objetivos

Tornar as aulas significativas para os alunos, com isso aprender vivenciando, pois assim haverá a compreensão dos conteúdos, a motivação para a prática de leituras, pesquisas, reflexões, formação e opiniões tornando as aulas prazerosas, mais significativas e com um olhar científico para os conteúdos trabalhados.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais, professores, funcionários, EMATER, COOPER Familiar.

Articulação com o currículo

Português: Leitura de textos informativos sobre o assunto, relatório da palestra, escrita, ensaio da fala de cada um. Uso do dicionário, sinônimos e antônimos, pontuação e acentuação.
Ciências: Atividades de pesquisa na internet sobre: Tipos de solo, identificar o húmus e sua utilidade para o solo e agricultura, poluição e contaminação do solo.
História: Períodos históricos, civilizações.
Matemática: geometria e frações, gráficos, quatro operações com situações problemas, educação financeira.
Geografia: Relevo, vegetação e capitalismo
Artes: Confecção dos bichinhos em PET
ACV: Ilustração de tipos de minhocário e construção do minhocário na horta; ilustração do passeio, confecção das embalagens, ensaios para apresentação, confecção de enfeites e ornamentações.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcílio Dias

Turma
5º ano

Número de alunos
16

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
Melhorar a qualidade de vida da comunidade escolar, destinando corretamente os resíduos orgânicos e evitando problemas decorrentes da má gestão destes resíduos.