Minhocário, aprender fazendo
Expedição Investigativa
Como produzir um adubo orgânico diferenciado para melhorar o cultivo dos produtos da horta?
Etapas:1-Conversa com os alunos sobre a importância da separação do lixo.
2- Palestra sobre como construir um minhocário.
3-Discussão e observação na horta do melhor espaço para a construção do minhocário.
4- Visita a uma propriedade rural para observar os tipos de solo.
Objetivos
Tornar as aulas significativas para os alunos, com isso aprender vivenciando, pois assim haverá a compreensão dos conteúdos, a motivação para a prática de leituras, pesquisas, reflexões, formação e opiniões tornando as aulas prazerosas, mais significativas e com um olhar científico para os conteúdos trabalhados.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, pais, professores, funcionários, EMATER, COOPER Familiar.
Articulação com o currículo
Português: Leitura de textos informativos sobre o assunto, relatório da palestra, escrita, ensaio da fala de cada um. Uso do dicionário, sinônimos e antônimos, pontuação e acentuação.
Ciências: Atividades de pesquisa na internet sobre: Tipos de solo, identificar o húmus e sua utilidade para o solo e agricultura, poluição e contaminação do solo.
História: Períodos históricos, civilizações.
Matemática: geometria e frações, gráficos, quatro operações com situações problemas, educação financeira.
Geografia: Relevo, vegetação e capitalismo
Artes: Confecção dos bichinhos em PET
ACV: Ilustração de tipos de minhocário e construção do minhocário na horta; ilustração do passeio, confecção das embalagens, ensaios para apresentação, confecção de enfeites e ornamentações.