Classificação: Esporte
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Jogos Olímpicos. Como, quando e onde tudo começou?
Expedição Investigativa

A expedição investigativa na sala de aula utilizando como ferramenta investigativa um vídeo que contou a história e as origens dos jogos olímpicos.A pergunta motivadora da expedição foi a seguinte: Qual o histórico dos jogos olímpicos?Durante a expedição os alunos observaram alguns fatores que demonstraram a trajetória e a história das olimpíadas, perceberam que é um fator histórico e que foi motivado por diversos povos.

Objetivos

Proporcionar aos alunos oportunidade de conhecer a história dos Jogos Olímpicos bem como a trajetória e evolução dos Jogos Olímpicos.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar, professores e alunos 5º ano da escola Municipal Professor Guerino Riquetti.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: produção de relatórios, interpretação textual.
Geografia: mapas (Continentes, Países, Regiões, Estados), estudo das Regiões Brasileiras e do Estado do Rio de Janeiro.
História: Linha do tempo das Olimpíadas.
Matemática: medidas de tempo, construção e interpretação gráfica, a história dos números.
Ciências: Corpo Humano (sistemas).
Educação Física: Resgate de brincadeiras infantis.


Ficha Técnica
Escola
Municipal Professor Guerino Riquetti Diretora: Leila Roberta Baretta

Turma
5º ano

Número de alunos
21

Educadores
Genice Valcarenki; Leila Masson; Felipe Miqueloto

Estado
Santa Catarina

Município
Ouro

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE OURO

Apoiadores
Secretaria da Educação, Sicredi

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU- Assessora Magna Regina Barp
“O desenvolvimento deste projeto proporcionou momentos muito significativos de aprendizagem, o assunto tratado atendeu as expectativas dos educandos, já que se identificaram com o contexto trabalhado, foi possível observar o envolvimento dos educandos e possível ainda alcançar os objetivos traçados.”
Genice Valcarenki | Professor(a)