Jogos Olímpicos. Como, quando e onde tudo começou?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa na sala de aula utilizando como ferramenta investigativa um vídeo que contou a história e as origens dos jogos olímpicos.A pergunta motivadora da expedição foi a seguinte: Qual o histórico dos jogos olímpicos?Durante a expedição os alunos observaram alguns fatores que demonstraram a trajetória e a história das olimpíadas, perceberam que é um fator histórico e que foi motivado por diversos povos.
Objetivos
Proporcionar aos alunos oportunidade de conhecer a história dos Jogos Olímpicos bem como a trajetória e evolução dos Jogos Olímpicos.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade escolar, professores e alunos 5º ano da escola Municipal Professor Guerino Riquetti.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: produção de relatórios, interpretação textual.
Geografia: mapas (Continentes, Países, Regiões, Estados), estudo das Regiões Brasileiras e do Estado do Rio de Janeiro.
História: Linha do tempo das Olimpíadas.
Matemática: medidas de tempo, construção e interpretação gráfica, a história dos números.
Ciências: Corpo Humano (sistemas).
Educação Física: Resgate de brincadeiras infantis.