O Que Come um Atleta?
Expedição Investigativa
Os estudantes assistiram ao vídeo Clara e as Olímpiadas 2016, de Mariana Bastos. Após o vídeo surgiram as seguintes perguntas: Por que temos que fazer esporte? Todos tem que torcer? Por que é importante beber água antes de praticar esportes? Por que quando andamos de bicicleta precisamos usar equipamentos adequados?
Objetivos
Através do tema olímpiadas, aprender sobre as modalidades esportivas e refletir sobre a importância de praticar esportes; refletir sobre hábitos alimentares saudáveis e que nossas escolhas alimentares influenciam na nossa saúde; cooperar com os colegas (trabalho em equipe); produzir pequenos textos de diferentes gêneros.
Comunidade de Aprendizagem
Família dos alunos, ciclistas do município de Ouro, Nutricionista da Secretaria de Educação.
Articulação com o currículo
Ciências: Partes do corpo, características físicas, psicológicas; Valorização, satisfação e respeito do corpo; Corpo, alimentação e saúde; A água como fator de sobrevivência humana (relações e interdependência).
Língua Portuguesa: Leitura, textos com interpretação, oralidade.
Matemática: Subtração, grandezas e medidas, geometria, adição, quantidade.
Geografia: Leitura inicial de mapas, atlas e globo terrestre; Maquete.
História: Meio rural e urbano, a família como grupo social, eu e o outro, trabalho e trabalhadores; Acontecimentos significativos da vida do aluno no tempo.
Ensino religioso: Respeito aos seres vivos, vivência na comunidade, saber viver em grupo.