Resgate de Valores e fortalecimento da autoestima no contexto escolar, familiar e social.
Expedição Investigativa
O que você mudaria neste lugar, e no espaço escolar?
Etapas:
1ª etapa: Lançamento do projeto em sala de aula: Comunicação, diálogo, exibição de filmes;
2ª etapa: Contação de história “O pássaro sem cor”; Diálogo sobre a história.
3ª etapa: Registro através de escrita e desenho, demonstrando o que poderia ser mudado no ambiente escolar.
Objetivos
Conhecer, resgatar e participar os valores humanos de modo à fortalecer a autoestima dos educandos tanto em casa, na escola e na comunidade de modo a ser sujeito reflexivo, construtor e participativo.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, funcionários, comunidade escolar, psicóloga, fonoaudióloga, assistente social.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Desenvolver a oralidade, expressão corporal, recitar contos, poesias; Produção de textos e frases, interpretação e compreensão de texto, uso do dicionário.
Matemática: Situação problemas; numerais, números pares e impares, ordinais, cálculos; Composição e decomposição numérica,
Ciências: A importância da água, água potável e não potável, separação do lixo orgânico e reciclável; Estudos de ervas medicinais, higiene, educação ambiental, alimentação saudável.
História: Datas comemorativas,noção de tempo; Noção de tempo, fatos históricos.
Geografia: Noção de espaço; Localização espacial; Características do município, atividades econômicas; Vegetação, tipos de solos, erosão e desgaste do solo, poluição.
Artes: Musicalidade; desenho livre, recorte, colagem e pintura.
Ensino Religioso: Valores (comprometimentos, respeito), atitudes.
Educação Física: Brincadeiras populares, jogos recreativos.