A alegria de aprender brincando
Expedição Investigativa
Que brincadeiras vocês mais gostam?
Etapas:
- Diálogo entre os professores que trabalham nas turmas dos maternais, para escolha do possível assunto a ser trabalhado durante o ano;
- Encaminhamento de questionário para as famílias sobre as brincadeiras que os pais brincavam em sua infância;
- Desenvolveram com as crianças as brincadeiras destacadas pelos pais.
Objetivos
Conviver em grupo, respeitando o outro e criando um elo de amizade e confiança.
Comunidade de Aprendizagem
Weber; Trindade Ribeiro; Zevarnicki Campos;Neckel; Schepp;
Moraes de Oliveira; Tossin; Fontoura da Silva;Bones Trocha;
OttobelliCanzi; Martins Cardoso; Alves Scholler; Davis; PaludoChemin; Lima; Dalla Lana Rohden; Dos Santos; Monteiro da Silva; Nascimento; Schmidt; Dos Santos Silvestre;Topper De Oliveira; Machado;Despessel;AmmarSetti; Dos Santos; Caron;Vargas De Mello; Pressi; Saldanha;Evald; Correa Silva; Silva Gonzale; Agnoletto;Calestini Cardoso; Ricliski Borges; Rosa; entre outros.
Articulação com o currículo
Movimento: Conhecer seus limites e possibilidades corporais, tornando-se gradativamente confiante.
Arte: Expressar seus sentimentos e emoções através da música; Brincar pelo prazer de brincar; Desenvolver ritmo, melodia e harmonia, ouvindo, cantando e criando canções de diferentes ritmos.
Linguagem Oral: Desenvolver suas capacidades de comunicação e expressão através da linguagem oral.
Identidade e Autonomia: Descobrir seu próprio corpo, experimentando sensações, conhecendo-se como pessoa, como identidade única; Reconhecer o outro como ser com uma identidade diferente da sua, estabelecendo com ele uma relação de pares, estendendo-se para o convívio em grupo.
Matemática: Localizar-se dentro do seu espaço físico.
Sociedade: Internalizar e compreender o significado do sim e do não, para participar da construção de regras de convivência.