Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

É na brincadeira que as coisas mais verdadeiras afloram No Programa A União Faz a Vida à gente aprendeu através do projeto que é com as brincadeiras que também aprendemos a valorizar a amizade, conhecer as brincadeiras dos nossos pais, fazendo os brinquedos e brincando com eles.
Letícia Begnini | aluno(a)
Eu achei que esses trabalhos foram muito bons porque nós junto com eles relembrarmos a infância e colaboramos com a escola em mostrar o que nós brincávamos na nossa época de criança.
Iraci Gregório | responsável
Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu na escola, onde os alunos observaram muitas coisas ao redor da escola, porém o que mais eles comentaram foi quando chegaram à quadra e começaram a brincar de pular amarelinha. Assim houve vários questionamentos por parte deles a respeito de como os pais, avós, tios, padrinhos brincavam na infância. Sentimos então a necessidade de resgatar as brincadeiras antigas e compará-las com as que eles brincam hoje.

Objetivos

Propor às crianças um jeito diferente de brincar, resgatando, conhecendo e valorizando brincadeiras infantis antigas possibilitando momentos que desenvolvam suas habilidades cognitivas, seu potencial de reflexão e de construção do conhecimento; reconhecer a importância dos brinquedos e brincadeiras, como elementos da cultura local; criar situações as quais a criança possa perceber as mudanças que ocorreram no tipo de brincadeira no decorrer do tempo

Comunidade de Aprendizagem

alunos, professores, pais, funcionários, avós, tios e padrinhos.

Articulação com o currículo

Ocorreu a interdisciplinaridade entre as diferentes disciplinas do currículo pela diversidade de atividades realizadas no decorrer do projeto.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Foi feita a expedição investigativa no pátio da escola com os alunos do pré, 3º, 4º e 5º anos. Tendo muitas perguntas por parte dos alunos, começou a conversação sobre o que brincavam nossos pais, avós, e surgiram ideias das brincadeiras e eles quiseram saber como faziam e como brincavam, assim começou a pesquisa para a formação do nosso projeto. Surgiram inúmeras coisas que instigaram os nossos alunos e motivaram-nos ao conhecimento desses brinquedos e das brincadeiras.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental GildoBegnini

Diretor
Margaret Cavalli

Turma
Pré, 3º, 4º e 5º anos.

Número de alunos
10

Educadores
Joanete Bessegato e Margaret Cavalli

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Maximiliano de Almeida

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MAXIMILIANO DE ALMEIDA

Apoiadores
Secretaria de Educação, Sicredi

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU- Magana Regima Tessaro Barp
O Programa A União Faz a Vida é muito importante, ele nos ajuda a construir junto com os alunos o conhecimento, através do resgate desafiando a família juntamente com a escola, construindo de forma prazerosa o seu saber, com criatividade, valorizando o lugar onde eles vivem e aprendendo com as brincadeiras, o que os avós, pais brincavam quando eram crianças. Assim o projeto trouxe muitas alternativas para o desenvolvimento do seu próprio aprendizado.
Margaret Cavalli e Joanete Bessegato | Professor(a)