É na brincadeira que as coisas mais verdadeiras afloram
“ No Programa A União Faz a Vida à gente aprendeu através do projeto que é com as brincadeiras que também aprendemos a valorizar a amizade, conhecer as brincadeiras dos nossos pais, fazendo os brinquedos e brincando com eles.
Letícia Begnini | aluno(a)
“ Eu achei que esses trabalhos foram muito bons porque nós junto com eles relembrarmos a infância e colaboramos com a escola em mostrar o que nós brincávamos na nossa época de criança.
Iraci Gregório | responsável
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu na escola, onde os alunos observaram muitas coisas ao redor da escola, porém o que mais eles comentaram foi quando chegaram à quadra e começaram a brincar de pular amarelinha. Assim houve vários questionamentos por parte deles a respeito de como os pais, avós, tios, padrinhos brincavam na infância. Sentimos então a necessidade de resgatar as brincadeiras antigas e compará-las com as que eles brincam hoje.
Objetivos
Propor às crianças um jeito diferente de brincar, resgatando, conhecendo e valorizando brincadeiras infantis antigas possibilitando momentos que desenvolvam suas habilidades cognitivas, seu potencial de reflexão e de construção do conhecimento; reconhecer a importância dos brinquedos e brincadeiras, como elementos da cultura local; criar situações as quais a criança possa perceber as mudanças que ocorreram no tipo de brincadeira no decorrer do tempo
Comunidade de Aprendizagem
alunos, professores, pais, funcionários, avós, tios e padrinhos.
Articulação com o currículo
Ocorreu a interdisciplinaridade entre as diferentes disciplinas do currículo pela diversidade de atividades realizadas no decorrer do projeto.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Foi feita a expedição investigativa no pátio da escola com os alunos do pré, 3º, 4º e 5º anos. Tendo muitas perguntas por parte dos alunos, começou a conversação sobre o que brincavam nossos pais, avós, e surgiram ideias das brincadeiras e eles quiseram saber como faziam e como brincavam, assim começou a pesquisa para a formação do nosso projeto. Surgiram inúmeras coisas que instigaram os nossos alunos e motivaram-nos ao conhecimento desses brinquedos e das brincadeiras.