Lixo: Nossa responsabilidade
“ Eu aprendi que devemos cuidar do meio ambiente para termos uma vida melhor. Também devemos fazer a coleta seletiva do lixo, porque muitos objetos que jogamos no lixo podemos reciclar e também fazermos brinquedos e enfeites para nossa casa.
Patricia Cargnin | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição foi feita no entorno da escola e da comunidade para observarem e recolherem o lixo espalhado, instigando os alunos a expressarem como vivenciam a questão do lixo em sua casa e comunidade, tendo como base as perguntas exploratórias: O que você pode fazer para diminuir o impacto do lixo no planeta? Será possível preservar o meio ambiente reutilizando materiais?
Objetivos
Desenvolver habilidades quanto ao senso da conservação do meio ambiente, enfatizando a problemática do lixo e a importância da reciclagem.
Incentivar ações que visem o sentido de sustentabilidade.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professora, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Português: Produções de textos; Leitura de diferentes gêneros textuais; Interpretação oral e escrita; Pesquisas
• Histórias em quadrinhos; Poemas; Paródias;
• Educação artística: Música; Coreografias; Brinquedos e jogos com material reciclado; Estudo das cores para a separação do lixo; Maquetes; Painéis; Dramatização;
• Matemática: Introduzir ou fixar as quatro operações; Problemas; Leitura e interpretação de gráficos; Tempo e decomposição de cada material;
• Ciências: Palestras; selecionar, reaproveitar e reciclar o lixo coletado; Cuidados com o mosquito (através de filmes, palestras, panfleto); Doenças provenientes do lixo; Visita a indústria de reciclagem (Júlio de Castilhos)
• História e Geografia: Cronologia (datas de coleta); Campanha e divulgação das datas de coletas; Visita no local onde o lixo do nosso município é colocado.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após o retorno da expedição, os alunos se reuniram em círculo na sala de aula e relataram o que viram e o que mais lhe chamou atenção, dando enfoque a problemática do lixo, da importância da coleta seletiva e os benefícios oferecidos pela reciclagem. Também foi enviado um questionário as famílias dos alunos. (em anexo o questionário enviado as famílias dos alunos).