A cidadania no Brasil: valores, política e meio ambiente.
“ O Projeto nos ajuda a pensar sobre nossos atos, refletir temas presentes em nosso dia a dia. O tema cidadania trabalhado com nós alunos é espetacular, pois sabemos que a sociedade ali fora não é nada fácil e com essa conscientização que recebemos não somente hoje, mas no decorrer dos anos, nos ajudará sermos cidadãos melhores e a conscientizar os nossos familiares e amigos. São vários os projetos que trabalhamos e todos despertam um grande interesse em nós.
Daiane Rossato | aluno(a)
Expedição Investigativa
A Pergunta Exploratória utilizada foi: O que é cidadania? Como você percebe a cidadania no seu dia-a-dia? Os alunos levaram essa pesquisa para casa, a fim de poder observar o seu dia-a-dia e como a questão da cidadania se manifesta nas suas realidades. Em outra aula, os alunos percorreram o bairro da escola, identificando situações em que a cidadania não estava sendo praticada.
Objetivos
Analisar como a cidadania vem sendo praticada no Brasil a partir dos valores, da política e da relação com o meio ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Cidadania, ética e diversidade: criar estratégias de resolução e de mediação de conflitos e para aproximação entre escola, família e comunidade. Palestra com vereadores para explicar a atuação dos políticos em nosso sistema;
• Democracia - Realização de trabalhos de pesquisa sobre essa forma de governo ao longo da história. - Realização de Seminários, discussões e debates sobre a temática. Discussão do documentário “O dia que durou 21 anos”;
• Direitos Humanos, Inclusão Social: Debate e análise dos vídeos. “Trajetória dos direitos humanos” e História do Movimento Político das Pessoas com Deficiências”;
• Meio Ambiente - Mutirão de limpeza do Rio Portela/Soturno. - Realização de trabalho de pesquisa sobre o saneamento básico na cidade;
• Valores: respeito, solidariedade, ajuda ao próximo Discussão do filme “Escritores da liberdade” Sistematizações dessas reflexões em forma de resenha, debates, cartazes. - campanha para doação de sangue.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Posteriormente, após essa investigação os alunos socializaram com o grande grupo os resultados obtidos e juntos, alunos e professores, conversaram sobre o que foi identificado em relação à pratica ou não da cidadania no local. De forma democrática, foi escolhido nome do projeto do 9º ano : “A cidadania no Brasil: valores, política e meio ambiente”.