Imaginação e fantasia no mundo dos livros e das experiências
“ É muito bom poder ouvir histórias. Enquanto a professora conta histórias, viajamos no mundo da imaginação e fantasia
Isabelly Silveira Machado | aluno(a)
“ O trabalho desenvolvido com as crianças é muito gratificante. Todos os dias Maria Clara chega em casa recontando as histórias e refazendo as atividades propostas pela professora Bruna.
Valéria Muller de Souza | responsável
Expedição Investigativa
Para iniciar o projeto, numa roda de conversa foi disponibilizado para as crianças diferentes materiais de leitura. Como por exemplo: livros infantis, revistas, catálogos, jornais, panfletos e fichas de leitura. Mesmo as crianças não sabendo ler, elas exploram os materiais e brincam com eles como se lessem. Ao observar esse contanto e interesse que elas têm com o mundo das letras e dos números iniciou-se o projeto.
Objetivos
Explorar os livros de forma lúdica; Vivenciar e relacionar fatos do dia a dia com o mundo da fantasia;
Comunidade de Aprendizagem
Para a participação da comunidade, a partir da leitura com as crianças da história "Não é uma caixa", junto de sua família, cada uma confeccionou um brinquedo de sucata utilizando apenas caixas. Os brinquedos ficaram lindos e as crianças adoraram fazer esse trabalho junto de sua família.
Articulação com o currículo
A participação da família é de grande importância para o desenvolvimento da criança. Pois ela percebe que sua família também pode participar desse momento de construção do conhecimento. Não é apenas no momento de levar e buscar da escola. Mas durante o tempo que estão juntos em casa. Para elas trazer um brinquedo feito com a ajuda de seus familiares foi muito significativo. Na roda de conversa, cada um contou como foi essa construção, quem ajudou, quem teve a ideia de fazer aquele brinquedo e etc.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
------