Descobrindo o mundo das letras e dos números.
“ Estou gostando do projeto porque estou aprendendo a ler, escrever, desenhar e contar. O projeto é muito legal e muito divertido e gostei de enfeitar a mala da leitura. Dentro da mala tem livrinhos que nós podemos levar para casa e ler.
Dominique V. Aires | aluno(a)
Expedição Investigativa
Durante este percurso os alunos foram observando as placas de trânsito, as placas de anúncios, as letras e números que encontraram no decorrer do caminho. Chegando ao supermercado os alunos observaram onde apareciam as letras e números nos produtos que existem no supermercado. Para que a investigação fosse possível, foi organizada a seguinte Pergunta Exploratória: Por que precisamos conheceras letras? Qual a importância das letras na nossa vida?
Objetivos
Conhecer as letras e os números para que ao final do ano letivo estejam lendo e escrevendo palavras, frases e pequenos textos. Proporcionar aos alunos momentos para que possam adquirir o gosto pela leitura.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
• Escrita, Leitura, Números: Mercadinho na sala de aula através do estudo dos rótulos.
• Leitura e escrita, contação de histórias: Mala da leitura;
• Escrita Leitura, Números Criatividade, Coordenação: Construção de plaquinhas de orientação (conforme datas) para a escola;
• Meio ambiente: Campanha de conscientização no dia do meio ambiente e outras datas relacionadas; os alunos vão divulgar através das plaquinhas nos canteiros no entorno da escola os cuidados com o meio ambiente;
• Memória, atenção, coordenação: Construção de jogos de memórias e quebra cabeças a partir os encartes e rótulos;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornar da expedição, professoras e alunos realizaram uma rodilha de conversa a fim de dialogar ainda mais sobre o que eles viram na expedição, sobre o que eles gostariam de aprender e sobre como o projeto seria trabalhado. De forma democrática, os alunos ajudaram as professoras a escolher o nome do projeto, sugerindo palavras, frases. Os alunos têm a curiosidade em descobrir o que aquele monte de letrinhas quer dizer para que eles possam aprender a ler.