Resgatando brincadeiras e confeccionando brinquedos que foram esquecidos com a evolução da humanidade.
“ "Isso não é lixo, são meus brinquedos de materiais recicláveis."
Lucas | aluno(a)
“
Elisa | responsável
Expedição Investigativa
• Questionários para os pais ou responsáveis;
• Visita à estação de Transbordo e Reciclagem;
• Oficina terapêutica (CAPS);
Objetivos
Vivenciar e valorizar a brincadeira e o brinquedo artesanal como atividade geradora do desenvolvimento intelectual, social e emocional, através da produção de brinquedos e jogos pedagógicos com sucatas, reaproveitando e reciclando vários materiais que antes iam para o lixo.
Comunidade de Aprendizagem
• Pais e responsáveis.
Articulação com o currículo
• Artes - Estimular a criatividade através da produção artística e o desenho livre;
• Ciências - Ampliar o conhecimento sobre a reutilização de materiais recicláveis;
• Incentivar a preservação do meio ambiente;
• Educação Física - Estimular a linguagem corporal nas diversas brincadeiras e atividades de movimentos;
• Resgatar brincadeiras e jogos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
No desenvolver do projeto foram realizados dois momentos de diálogo com os alunos com o intuito de ter um feedback por parte dos mesmos em relação as expedições investigativas. No primeiro momento os alunos relataram que a estação de transbordo era “legal e fedido”, questionando o porquê do mal cheiro. Eles também observaram que o lixo vindo das suas casas não chegava na estação separado de forma correta e que lá tinham servidores que realizam essa separação.