No mundo da leitura
“ Estou aprendendo a ler com vontade. Quanto mais eu leio, mais aprendo. Eu me sinto feliz e fico mais inteligente.
Gilnei Loreto Nunes | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa na Biblioteca Pública Municipal com os seus binóculos de detetives, máquinas fotográficas, celulares, Tablet, agendas e com a seguinte pergunta exploratória: ¨Quais os livros ou histórias que lhes emocionam?”
Chegando lá, os alunos foram levados para uma sala reservada e sentaram em almofadas dispostas em círculo para ficarem bem acomodados. Após, os mesmos pediram à bibliotecária, livros diversos como: contos de fadas, fábulas, lendas, poesias, trava-línguas.
Objetivos
Apreciar e compreender textos do universo literário (contos, fábulas, poemas, dentre outros) levando-se em conta os fenômenos de fruição estética, de imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Leitura e interpretação de textos
• Gêneros textuais
• Artes
• Matemática
• Situações problemas
• Alimentação saudável
• Pesos, medidas, volumes.
• Produção de textos
• Participar de situações de leitura
• Culminância
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Na sala de aula, os alunos sentaram em círculo e cada um falou um pouco sobre os livros que manusearam, se gostaram ou não. A seguir, cada aluno escreveu num pedaço de papel um pouco sobre os livros que leram ou viram e depois cada um colou num pequeno cartaz que colocamos exposto na sala de aula.
A seguir, fizemos uma votação para escolhermos um nome para o nosso projeto. Cada aluno deu uma sugestão de nome e nos fizemos à votação onde o nome escolhido foi: ¨No mundo da leitura¨.