Aprender brincando.
“ Estou aprendendo a ler, escrever, aprendendo os números, a contar histórias, desenhar, brincar e trabalhar as atividades em grupo. Me sinto feliz realizando tudo isso.
Roberta Alexandra Ignácio de Oliveira | aluno(a)
Expedição Investigativa
A pergunta exploratória. Qual o jogo que mais lhe chamou atenção. Por quê? Vamos descobrir a sua origem?
Os alunos puderam explorar durante a manhã diferentes tipos de jogos, tais quais: Dominó da tabuada, formar palavras através de silabas, criar palavras através de gravuras, quebra-cabeças, etc.
Durante a expedição os alunos se identificaram mais com os jogos matemáticos, pois demostram mais facilidade em realizar cálculos do que na leitura.
Objetivos
Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita, ampliando as possibilidades de uso da linguagem oportunizando a vivência de diferentes formas de leitura através de jogos.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Matemática 04 operações
• Matemática Tabuada
• Leitura e Escrita
• Interpretação e Produção textual
• Ciências
• Corpo Humano
• Estudos
• Meios de Comunicação
• Artes
• Estudos Sociais
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição os alunos se reuniram em um grande grupo conversaram sobre os jogos, de qual mais gostaram, quais já conheciam, e com a proposta de investigar a origem dos jogos preferidos por eles confeccionaram um cartaz e também escolheram o nome do projeto.
Entre os nomes propostos estavam: Jogando na escola. Gostamos de jogar e Jogar aprendendo, com tantas sugestões e questionamentos da professora, ficou escolhido: Aprender Brincando.