Alimentação Saudável
“ Minha filha não comia nenhuma salada, agora passou a alimentar-se melhor e até a observar a nossa horta.
Edilaine Hungaretti da Costa | responsável
Expedição Investigativa
A boa pergunta: De onde vem as frutas, verduras e legumes vendidos nos mercados?
A Expedição Investigativa foi realizada na Central de Abastecimento da Secretaria de Agricultura - CEASA, em Umuarama. As crianças puderam observar as variedades de frutas e verduras, de onde vieram, para onde seriam levadas e o porquê de alguns alimentos serem mais caros. A forma de embalagem e conservação dos produtos chamou bastante a atenção dos alunos.
Objetivos
Compreender a importância dos nutrientes para a manutenção da saúde.
Comunidade de Aprendizagem
Palestra com o Técnico da Emater; Palestra com o Agrônomo; Limpeza do terreno realizada pelo funcionário do Pátio Rodoviário.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Ordem alfabética, sinônimo, variedade textual, aspectos linguísticos, produção de textos, leituras complementares sobre as curiosidades dos alimentos.
Matemática: Números, operações e resolução de problemas, medidas de capacidade, massa, tempo e comprimento.
História: Moradia e costumes dos povos indígenas, africanos e portugueses.
Geografia: Os limites do município, zona rural e zona urbana, plantio de verduras na zona rural.
Artes: Luz, cor, paisagem (rural e urbana).
Educação Física: Cuidados com o corpo.