Classificação: Ciências
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
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Projeto

Alimentação Saudável Minha filha não comia nenhuma salada, agora passou a alimentar-se melhor e até a observar a nossa horta.
Edilaine Hungaretti da Costa | responsável
Expedição Investigativa

A boa pergunta: De onde vem as frutas, verduras e legumes vendidos nos mercados?
A Expedição Investigativa foi realizada na Central de Abastecimento da Secretaria de Agricultura - CEASA, em Umuarama. As crianças puderam observar as variedades de frutas e verduras, de onde vieram, para onde seriam levadas e o porquê de alguns alimentos serem mais caros. A forma de embalagem e conservação dos produtos chamou bastante a atenção dos alunos.

Objetivos

Compreender a importância dos nutrientes para a manutenção da saúde.

Comunidade de Aprendizagem

Palestra com o Técnico da Emater; Palestra com o Agrônomo; Limpeza do terreno realizada pelo funcionário do Pátio Rodoviário.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Ordem alfabética, sinônimo, variedade textual, aspectos linguísticos, produção de textos, leituras complementares sobre as curiosidades dos alimentos.
Matemática: Números, operações e resolução de problemas, medidas de capacidade, massa, tempo e comprimento.
História: Moradia e costumes dos povos indígenas, africanos e portugueses.
Geografia: Os limites do município, zona rural e zona urbana, plantio de verduras na zona rural.
Artes: Luz, cor, paisagem (rural e urbana).
Educação Física: Cuidados com o corpo.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Arminda Rodrigues de Souza

Turma
3º ano B

Número de alunos
17

Educadores
Rosangela Olivoto, Jéssica Pereira Lopes, Elena Bolson, Ronie Ivan de Oliveira, Fábio dos Santos Riguetto

Estado
Paraná

Município
Pérola

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO PEROLA

Apoiadores
Domingos C. Minzon, Gabriel M. da Silva, Regina Areas Zanon, Inêz Abreu C. Cerantola, Ricardo Cordeiro Dezen, Luciano Secco Lazaretti, Loide A. dos Santos, Edson Bisarri e Rubens Gabarrão

Observando as atitudes das crianças, verifiquei que alguns hábitos alimentares poderiam ser melhorados. Com o desenvolvimento do projeto, muitos alunos inseriram, na sua alimentação, legumes, verduras, e frutas que foram produzidos e colhidos por eles mesmos, melhorando a sua qualidade de vida.
Ceila Rosiney Bonifácio | Professor(a)