Classificação: Ciências
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
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Projeto

Do campo para a mesa Meu neto está muito feliz em poder colaborar com o projeto, de por a mão na massa. Ficou contente quando eu disse que a salada que estava comendo na escola foi plantada, cultivada e colhida por eles.
Loide Alves dos Santos, avó do aluno | responsável
Expedição Investigativa

A boa pergunta: E os alimentos do campo, para onde vão?
A Expedição Investigativa foi realizada na Central de Abastecimento da Secretaria de Agricultura - CEASA, em Umuarama. As crianças observaram os legumes, frutas e verduras e questionaram quanto aos valores da compra e venda desses produtos. Elas puderam observar como as pessoas embalam e conservam as verduras e legumes.

Objetivos

Trabalhar a importância da alimentação na vida das pessoas e o valor da agricultura para a economia local.

Comunidade de Aprendizagem

Visita à Empresa de Limpeza e Manutenção Urbana - ELMU; Palestra com o Técnico da Emater; Palestra com o Agrônomo; Limpeza do terreno realizada pelo funcionário do Pátio Rodoviário.

Articulação com o currículo

LÍNGUA PORTUGUESA: Ordem alfabética, sinônimo, variedade textual, aspectos linguísticos, produção de textos, leituras complementares sobre as curiosidades dos alimentos.
MATEMÁTICA: Números, operações e resolução de problemas, medidas de capacidade, massa, tempo e comprimento.
HISTÓRIA: Moradia e costumes dos povos indígenas, africanos e portugueses.
GEOGRAFIA: Os limites do município, zona rural e zona urbana, plantio de verduras na zona rural.
ARTES: Luz, cor, paisagem (rural e urbana).
EDUCAÇÃO FÍSICA: Cuidados com o corpo.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Arminda Rodrigues de Souza

Turma
3º ano A

Número de alunos
19

Educadores
Elena Bolson, Jéssica Pereira Lopes, Rosangela Olivoto, Fábio dos Santos Riguetto, Ronie Ivan de Oliveira

Estado
Paraná

Município
Pérola

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO PEROLA

Apoiadores
Domingos C. Minzon, Gabriel M. da Silva, Regina Areas Zanon, Inêz Abreu C. Cerantola, Ricardo Cordeiro Dezen, Luciano Secco Lazaretti, Loide A. dos Santos, Edson Bisarri, Rubens Gabarrão e Débora Buosi Antunes Azedo

Observei que os alunos, quando participam da elaboração do projeto, passam a valorizar as atitudes do ser humano em seu dia a dia. Compreenderam que o que chega a nossa mesa, o que encontramos no mercado para comprar é resultado de um trabalho que depende do clima e também de pessoas empenhadas em plantar, colher e distribuir aos comerciantes.
Vanessa Priante Alecrin | Professor(a)