Do campo para a mesa
“ Meu neto está muito feliz em poder colaborar com o projeto, de por a mão na massa. Ficou contente quando eu disse que a salada que estava comendo na escola foi plantada, cultivada e colhida por eles.
Loide Alves dos Santos, avó do aluno | responsável
Expedição Investigativa
A boa pergunta: E os alimentos do campo, para onde vão?
A Expedição Investigativa foi realizada na Central de Abastecimento da Secretaria de Agricultura - CEASA, em Umuarama. As crianças observaram os legumes, frutas e verduras e questionaram quanto aos valores da compra e venda desses produtos. Elas puderam observar como as pessoas embalam e conservam as verduras e legumes.
Objetivos
Trabalhar a importância da alimentação na vida das pessoas e o valor da agricultura para a economia local.
Comunidade de Aprendizagem
Visita à Empresa de Limpeza e Manutenção Urbana - ELMU; Palestra com o Técnico da Emater; Palestra com o Agrônomo; Limpeza do terreno realizada pelo funcionário do Pátio Rodoviário.
Articulação com o currículo
LÍNGUA PORTUGUESA: Ordem alfabética, sinônimo, variedade textual, aspectos linguísticos, produção de textos, leituras complementares sobre as curiosidades dos alimentos.
MATEMÁTICA: Números, operações e resolução de problemas, medidas de capacidade, massa, tempo e comprimento.
HISTÓRIA: Moradia e costumes dos povos indígenas, africanos e portugueses.
GEOGRAFIA: Os limites do município, zona rural e zona urbana, plantio de verduras na zona rural.
ARTES: Luz, cor, paisagem (rural e urbana).
EDUCAÇÃO FÍSICA: Cuidados com o corpo.