SOU ADOLESCENTE E PARTICIPO DA MINHA COMUNIDADE
Expedição Investigativa
De que forma podemos ajudar a nossa comunidade?
Etapas:1 – Durante a aula, ao introduzir o conteúdo sobre adolescência, pude perceber que alguns alunos tinham consciência de que algumas atitudes poderiam ajudar na comunidade, minimizando alguns problemas como: drogas, alcoolismo, gravidez na adolescência, lixo, dengue, preservação da sanga e embelezamento do pátio escola.
2 – Colheita de dados: foi realizado através de registros escrito no caderno e de forma oral.
Objetivos
Despertar nos adolescentes iniciativas que visem minimizar algumas questões problemáticas no nosso bairro.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Ciências: Adolescência mudanças físicas e comportamentais; Realizar debate em sala de aula com perguntas e respostas; Sistema nervoso (drogas), Métodos anticoncepcionais; Doenças transmitidas por vírus; Lixo e problemas ambientais. Visita na comunidade para verificar o destino dos resíduos. Doenças provocadas pela má alimentação.
Matemática: Geometria; Vídeo também será utilizado; Calculo do IMC.Português: Interpretação de textos; Vídeo sobre o assunto; Relatório sobre a pesquisa; Criação de um Slogan; Produção textual; Textos sobre a importância de grafitarem e o embelezamento.
História: Relacionar o passado e o presente.
Geografia: Pesquisa da quantidade de lixo produzidos nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos e nas américas. Países que possuem o maior índice de obesidade e desnutrição.
Ens. Religioso: Valores e costumes; autoestima.
Ed. Física: Doping no esporte.
Artes: Obras de arte.