Classificação: Ciência e sociedade
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

SOU ADOLESCENTE E PARTICIPO DA MINHA COMUNIDADE
Expedição Investigativa

De que forma podemos ajudar a nossa comunidade?
Etapas:1 – Durante a aula, ao introduzir o conteúdo sobre adolescência, pude perceber que alguns alunos tinham consciência de que algumas atitudes poderiam ajudar na comunidade, minimizando alguns problemas como: drogas, alcoolismo, gravidez na adolescência, lixo, dengue, preservação da sanga e embelezamento do pátio escola.
2 – Colheita de dados: foi realizado através de registros escrito no caderno e de forma oral.

Objetivos

Despertar nos adolescentes iniciativas que visem minimizar algumas questões problemáticas no nosso bairro.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Ciências: Adolescência mudanças físicas e comportamentais; Realizar debate em sala de aula com perguntas e respostas; Sistema nervoso (drogas), Métodos anticoncepcionais; Doenças transmitidas por vírus; Lixo e problemas ambientais. Visita na comunidade para verificar o destino dos resíduos. Doenças provocadas pela má alimentação.
Matemática: Geometria; Vídeo também será utilizado; Calculo do IMC.Português: Interpretação de textos; Vídeo sobre o assunto; Relatório sobre a pesquisa; Criação de um Slogan; Produção textual; Textos sobre a importância de grafitarem e o embelezamento.
História: Relacionar o passado e o presente.
Geografia: Pesquisa da quantidade de lixo produzidos nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos e nas américas. Países que possuem o maior índice de obesidade e desnutrição.
Ens. Religioso: Valores e costumes; autoestima.
Ed. Física: Doping no esporte.
Artes: Obras de arte.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL TENENTE PORTELA

Turma
8º ANO

Número de alunos
11

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
Maneiras de por em prática o uso dos três Rs.
O papel dos adolescentes com o cuidado com o meio ambiente.