Cooperativa Escolar
“ A cooperativa teve grande importância em nossas vidas onde aprendemos a trabalhar em equipe, nos ajudar, respeitar o tempo do outro e a nos organizar para poder produzir. Aprendemos muitas coisas partindo da necessidade (dificuldades) que nós mesmos encontramos para fazer nosso produto.
Paloma Prigol, Adrian Volpatto, Gustavo Cherubin, Elizandra Karla, Gabrieli Dalberto. | aluno(a)
“ “É um projeto de extrema importância, as atividades realizadas no mesmo ajudam os alunos a perceberam as responsabilidades e dificuldades que o futuro exigirá deles, além de manter os alunos mais interessados nas atividades escolares, já que seus projetos despertam grande interesse nas crianças.
Anagibe Vivan Lorini | responsável
Expedição Investigativa
Visitação às escolas que já implantaram Cooperativas Escolares no município de Candelária e Nova Petrópolis, RS.
Objetivos
Implantar na escola uma cooperativa escolar como um novo método de ensino/aprendizagem, a partir do objeto de estudo de interesse dos cooperados.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, família, palestrantes e colaboradores.
Articulação com o currículo
Linguagens: Escolha do nome da Cooperativa,
Ciências Humanas: Interpretação de texto e gramática: criação do estatuto social,
Artes: Logotipo da Cooperativa, cores e árvore do Cooperativismo,
Geografia - História: Objeto de estudo (expedição investigativa, origem, relações sociais, estudo da clientela),
Ciências da Natureza: Origem do material utilizado e seu impacto no meio ambiente,
Matemática: Volume, proporção, regra de três, custos, porcentagem.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema foi proposto no grupo escolar pelos professores, alunos, funcionários e pais, expondo suas opiniões e pela escolha da maioria, decide-se qual caminho seguir.