Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Lendo e Entendendo O projeto está sendo bem legal, pois possibilitou conhecimentos novos como os diferentes tipos de leitura. Também porque a gente aprendeu muita coisa com atividades mais divertidas que nos ajudaram a ler e escrever com mais criatividade.
Gabriel Brum e Keyla Rosa | aluno(a)
Expedição Investigativa

A pergunta exploratória foi: Por que é importante ler e entender o que se lê? A expedição investigativa foi a partir de uma visita à Biblioteca Pública Municipal, onde o objetivo maior foi despertar o interesse e a curiosidade em relação à leitura de livros. No caminho percorrido, entre a Escola e a Biblioteca, foi observado todo o “mundo letrado” que este envolvia bem como os símbolos que pudessem ser considerados como leitura.

Objetivos

Desenvolver e estimular o gosto e a prática da leitura, fazendo a diferença entre os gêneros textuais e ressaltando variadas formas de interpretação de mundo.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

• Leitura/ Produção escrita/ Ortografia/ Pontuação
• Produção escrita/ Leitura/ interpretação/ Ortografia/ Pontuação Ludicidade
• Produção escrita/ Leitura/ Ortografia/ Medidas/ Sistema Monetário
• Produção escrita/ Leitura/ Interpretação/ Ortografia/ Pontuação
• Leitura/ interpretação/ Ludicidade
• Produção escrita/ Leitura/ Ludicidade Ortografia/ Pontuação/ Artes
• Interpretação/ Ludicidade
• Produção escrita/ Leitura/ Ortografia/ Artes
• Produção escrita/ Leitura/ Interpretação / Ortografia
• Leitura / interpretação/ Ludicidade
• Todas as disciplinas

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Ao retornarmos à escola foi feita uma conversa sobre o que é ler, como se faz para ler e as diferentes formas de leitura. Se questionou que tipo de leitura podemos fazer inicialmente (em que nível de alfabetização estão cada aluno) e para que precisamos ler, melhorar e aperfeiçoar a leitura. Após, os alunos escolheram o nome do Projeto: Lendo e Entendendo, e montamos no quadro as questões que colocaríamos no cartaz, sobre o que se sabe/tem sobre o assunto e o que se quer saber/ter.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Théo

Diretor
Elenice Seixas Alves

Turma
3º Ano

Número de alunos
17

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Sepé

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO SEPE

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
O projeto é relevante principalmente por promover o crescimento e desenvolvimento dos alunos referente ao ler e escrever, tópicos esses intrínsecos ao currículo, bem como no dia a dia de toda a comunidade escolar. Escrever e ler, além das palavras, é sim um projeto de compreensão do mundo.
Ingrid Bitencourt | Professor(a)