Lendo e Entendendo
“ O projeto está sendo bem legal, pois possibilitou conhecimentos novos como os diferentes tipos de leitura. Também porque a gente aprendeu muita coisa com atividades mais divertidas que nos ajudaram a ler e escrever com mais criatividade.
Gabriel Brum e Keyla Rosa | aluno(a)
Expedição Investigativa
A pergunta exploratória foi: Por que é importante ler e entender o que se lê? A expedição investigativa foi a partir de uma visita à Biblioteca Pública Municipal, onde o objetivo maior foi despertar o interesse e a curiosidade em relação à leitura de livros. No caminho percorrido, entre a Escola e a Biblioteca, foi observado todo o “mundo letrado” que este envolvia bem como os símbolos que pudessem ser considerados como leitura.
Objetivos
Desenvolver e estimular o gosto e a prática da leitura, fazendo a diferença entre os gêneros textuais e ressaltando variadas formas de interpretação de mundo.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Leitura/ Produção escrita/ Ortografia/ Pontuação
• Produção escrita/ Leitura/ interpretação/ Ortografia/ Pontuação Ludicidade
• Produção escrita/ Leitura/ Ortografia/ Medidas/ Sistema Monetário
• Produção escrita/ Leitura/ Interpretação/ Ortografia/ Pontuação
• Leitura/ interpretação/ Ludicidade
• Produção escrita/ Leitura/ Ludicidade Ortografia/ Pontuação/ Artes
• Interpretação/ Ludicidade
• Produção escrita/ Leitura/ Ortografia/ Artes
• Produção escrita/ Leitura/ Interpretação / Ortografia
• Leitura / interpretação/ Ludicidade
• Todas as disciplinas
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornarmos à escola foi feita uma conversa sobre o que é ler, como se faz para ler e as diferentes formas de leitura. Se questionou que tipo de leitura podemos fazer inicialmente (em que nível de alfabetização estão cada aluno) e para que precisamos ler, melhorar e aperfeiçoar a leitura. Após, os alunos escolheram o nome do Projeto: Lendo e Entendendo, e montamos no quadro as questões que colocaríamos no cartaz, sobre o que se sabe/tem sobre o assunto e o que se quer saber/ter.