Os Contos e seus Encantos
Expedição Investigativa
Qual dos personagens, fantoches vocês mais gostaram? Na biblioteca, foram disponibilizados diversos livros e fantoches para que as crianças pudessem manusear de acordo com seus interesses. Algumas crianças folharam os livros e se interessaram pelas gravuras, enquanto algumas ficaram com medo, não querendo pegar, nem brincar com os fantoches. Durante a expedição puderam observar que será necessário instigar os alunos para que possa ser estimulada a imaginação e a atenção das crianças.
Objetivos
Oportunizar diferentes sensações e estímulos para que as crianças possam aprender a lidar com as dificuldades da primeira infância, com seus medos e frustrações por meio da ludicidade e integração entre família e escola.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Adaptação, eu e meu corpo e alimentação: Brincadeiras com bonecos, fantoches e, nomear e apontar partes do corpo em desenhos, carimbo, uso de sucata, confecção de cartões.
• Moradia, família e as profissões: Contação de histórias diárias, através de livros, fantoches, bonecos de vara, aventais de história, álbum seriado e cartazes. Construir as casas dos três porquinhos. Caixa de sapato os pais com os filhos construíram a história em casa e junto trazem um relato de experiência. Castelo da Cinderela com material reciclado;
• Animais, meio ambiente e as estações do ano e semana da criança: Atividades que oportunizem a criança imitar sons e locomoção dos animais;
• Desenho livre máscara de animais, histórias, filmes e músicas, confecção de cartazes, deboches;
• Meios de transporte e os meios de comunicação e o Natal: Construção de personagens das histórias contadas com material de sucata, confecção de guirlanda, árvores de natal, brinquedos com sucata, dobraduras e contos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição investigativa as professoras decidiram em conjunto o nome do projeto, bem como as necessidades a serem exploradas com os alunos.