Jogando e Aprendendo
“ Os jogos são importantes e a aprendemos melhor com eles, e, além disso, nos divertimos muito. A jogar podemos trazer pessoas novas para o nosso grupo. No jogo se errarmos podemos fazer novamente e acertar. No projeto podemos decorar o nosso armário com a construção do mosaico a partir do jogo da memória.
João Pedro Figueiredo Trindade | aluno(a)
Expedição Investigativa
A partir da pergunta exploratória: Você Aprende melhor através dos jogos? Realizamos uma expedição à Escola Valmarath para uma apreciação dos Jogos de Alfabetização na Brinquedoteca da escola. Houve muita interação entre os alunos. Todos manusearam os jogos, jogaram entre si e todos os momentos foram registrados com fotos.
Objetivos
Estimular o aluno no processo de alfabetização através dos Jogos de Alfabetização, sendo uma forma mais prazerosa e significativa para o estudante, trabalhando através do lúdico.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Alfabeto: Jogo do alfabeto Móvel - incentivo a alfabetização e construção de palavras;
• Ortografia: Jogo da troca-letras - trabalhar com as dificuldades ortográficas;
• Adição/ subtração: Jogo das operações - trabalhar os cálculos de adição e subtração, bem como o raciocínio lógico;
• Sequência numérica: Jogo da trilha - trabalhar os numerais em sequência;
• Unidade e dezena: Jogo do tapetinho com o uso do material dourado - trabalhar, através de material concreto, as unidades e dezenas;
• Sistema Monetário: Jogo do mercadinho - trabalhar a Educação Fiscal, o uso do dinheiro para as compras auxiliando os alunos a terem noções básicas sobre como fazer o troco, bem como o incentivo ao raciocínio lógico e prático;
• Medida de tempo: Jogo dos relógios - noções de medidas do tempo;
• Cooperação e cidadania: Jogos cooperativos com a família.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornarmos da expedição nos reunimos para realizarmos o Conselho de Grupo onde foi realizado um cartaz com as colocações dos alunos sobre: o que sabemos e o que queremos saber?
Surgiram várias questionamentos e ideias como: Jogo é muito bom, aprendemos melhor com o jogo, quem criou os jogos, desejo conhecer mais os jogos da memória, como montar o quebra cabeça, entre outros. De forma democrática os alunos escolheram o nome do projeto: JOGANDO E APRENDENDO.