Classificação: DESENVOLVIMENTO HUMANO
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Jogando e Aprendendo Os jogos são importantes e a aprendemos melhor com eles, e, além disso, nos divertimos muito. A jogar podemos trazer pessoas novas para o nosso grupo. No jogo se errarmos podemos fazer novamente e acertar. No projeto podemos decorar o nosso armário com a construção do mosaico a partir do jogo da memória.
João Pedro Figueiredo Trindade | aluno(a)
Expedição Investigativa

A partir da pergunta exploratória: Você Aprende melhor através dos jogos? Realizamos uma expedição à Escola Valmarath para uma apreciação dos Jogos de Alfabetização na Brinquedoteca da escola. Houve muita interação entre os alunos. Todos manusearam os jogos, jogaram entre si e todos os momentos foram registrados com fotos.

Objetivos

Estimular o aluno no processo de alfabetização através dos Jogos de Alfabetização, sendo uma forma mais prazerosa e significativa para o estudante, trabalhando através do lúdico.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

• Alfabeto: Jogo do alfabeto Móvel - incentivo a alfabetização e construção de palavras;
• Ortografia: Jogo da troca-letras - trabalhar com as dificuldades ortográficas;
• Adição/ subtração: Jogo das operações - trabalhar os cálculos de adição e subtração, bem como o raciocínio lógico;
• Sequência numérica: Jogo da trilha - trabalhar os numerais em sequência;
• Unidade e dezena: Jogo do tapetinho com o uso do material dourado - trabalhar, através de material concreto, as unidades e dezenas;
• Sistema Monetário: Jogo do mercadinho - trabalhar a Educação Fiscal, o uso do dinheiro para as compras auxiliando os alunos a terem noções básicas sobre como fazer o troco, bem como o incentivo ao raciocínio lógico e prático;
• Medida de tempo: Jogo dos relógios - noções de medidas do tempo;
• Cooperação e cidadania: Jogos cooperativos com a família.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Ao retornarmos da expedição nos reunimos para realizarmos o Conselho de Grupo onde foi realizado um cartaz com as colocações dos alunos sobre: o que sabemos e o que queremos saber?
Surgiram várias questionamentos e ideias como: Jogo é muito bom, aprendemos melhor com o jogo, quem criou os jogos, desejo conhecer mais os jogos da memória, como montar o quebra cabeça, entre outros. De forma democrática os alunos escolheram o nome do projeto: JOGANDO E APRENDENDO.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Théo

Diretor
Elenice Seixas Alves

Turma
2º ano

Número de alunos
15

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Sepé

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO SEPE

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
Considero o Projeto Jogando e Aprendendo de grande relevância, porque através dele as crianças puderam aprender de forma significativa e interessante.
Elaci Dallanora | Professor(a)