Classificação: DESENVOLVIMENTO HUMANO
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
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Projeto

Aprendendo conviver com amor e por amor, com a família, colegas e amigos Eu fiquei muito ansiosa esperando chegar a minha vez de levar a Mala para a minha família. Quando chegou o dia de levar a Mala fiquei muito feliz e ao chegar em casa minha mãe me ajudou a escolher o objeto que eu iria colocar na mala. Coloquei na Mala a minha primeira boneca que ganhei da minha tia, guardo como lembrança e adoro essa boneca.
Pâmela Corrêa da Silva | aluno(a)
Expedição Investigativa

Durante uma roda de conversa, a professora da turma fez alguns questionamentos sobre o que eles acham do recreio dos maiores (alunos dos Anos Finais): como se comportam? Como se relacionam um com os outros? A partir destas questões surgiram três pontos que nortearam a expedição investigativa: Como os alunos se comportam no recreio? Por que eles têm este comportamento? O que podemos fazer para melhorar o jeito de ser de cada um deles?

Objetivos

Desenvolver a socialização, regras, atitudes e convívio em grupo, através da ludicidade, para integrar os alunos com o ambiente escolar e familiar, os preparando para a vida.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

• Socialização;
• Inclusão e Ética;
• Construção de conhecimentos como: valores, atitude, respeito;
• Resolução de problemas, ambiente favorável à aprendizagem do brincar, desenvolvendo afeto, comunicação e convivência;
• Promover os vínculos de afetividade com os idosos;
• Valores de cooperação e solidariedade;
• Hábitos alimentares saudáveis;
• Integração entre família, alunos e escola, reiterando a importância dos vínculos afetivos para o desenvolvimento infantil.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Na volta do recreio a turma fez uma roda de conversa sobre as impressões que tiveram, durante a expedição, e montaram um painel de acordo com as observações feitas pelos alunos. Estes demonstraram através de desenhos, o que viram. Com os questionamentos feitos pelo professor, este pode observar que os alunos da Educação Infantil têm um ótimo entendimento das situações que observam, inclusive apontando soluções para resolver problemas.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Théo

Diretor
Elenice Seixas Alves

Turma
Pré-escola

Número de alunos
22

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Sepé

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO SEPE

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
Percebo o projeto da Educação Infantil como mais uma oportunidade de mostrar e assim valorizar o trabalho realizado pelos professores e o resultado obtido pelos alunos. Além de fortalecer os vínculos afetivos com a família e também envolvendo a comunidade.
Rozangela Freitas Figueira Aires | Professor(a)