Driblando As Dificuldades
“ Tivemos diversos aprendizados, como: aprender a preservar o meio ambiente, plantando flores e árvores na Escola e valorizar a vida, não só consigo mesmo, mas com todos ao nosso redor. Aprendemos também, com os valores olímpicos e paraolímpicos, que nunca devemos julgar ou criticar aquele que tem diferentes limitações comparadas as de outras pessoas. E assim, podemos concluir que o Projeto nos proporcionou mudar o nosso jeito de pensar.
Wellinghton Brum Santos | aluno(a)
Expedição Investigativa
Foi organizado um momento com a turma para decidir quais os temas a serem abordados no projeto que iríamos trabalhar durante o ano letivo. A maioria decidiu que seria sobre Esportes. A pergunta exploratória que guiou a expedição investigativa foi: Qual a situação do nosso município, dentro da educação, sobre os esportes? Para responder essa pergunta foi organizado, uma palestra com a professora de Educação Física.
Objetivos
Proporcionar ações que garantam a restauração da área de lazer e esportes na nossa escola, assim como desenvolver a inclusão social visando o melhor atendimento de nossa comunidade escolar, formando uma rede de cooperação contra a violência, discriminações, racismo, bem como, despertar em cada um o espírito esportivo.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais, parceiros e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Ciências/Matemática/Ed.Física/Ensino Religioso/Português:
• Restauração da área de lazer (Arborização da Quadra de esportes);
• Pesquisa sobre os Esportes que fazem parte das Olimpíadas, com todas as turmas dos Anos Finais;
• Assistir Vídeos sobre os Esportes nas Olimpíadas, Motivacional;
• Saúde;
• Revitalização da Quadra de esportes
• Visita ao Museu sobre as Olimpíadas em Santa Maria;
• Montar um grupo de Dança que irá adaptar a Ginástica Rítmica e, após, irá apresentar no Festival de Dança do Município;
• Construção da Pista de atletismo, no pátio da Escola, com materiais recicláveis, para salto em distância;
• Viagem ao Museu de Ciências e Tecnologias da Puc/RS;
• Seminário de Apresentação dos trabalhos dos Anos Finais para a Comunidade Escolar.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição investigativa os alunos montaram o cartaz referente ao que a turma já sabia sobre o assunto, e o que querem saber, e, escolheram de forma democrática o nome do projeto, onde todos os alunos puderam votar, sendo mais votado o nome: Driblando as dificuldades.