Soma da vida
“ Fomos aos mercados e comparamos preços, fizemos um trabalho com a Profª Marli sobre a tabuada. Nós também fizemos uma tabela de gastos dos meses de abril e maio, e fizemos um gráfico. Isso ajudou bastante a aprendermos a economizar e a saber pesquisar preços, sabendo onde é mais barato. Todas as atividades trouxeram um grande aprendizado. Nós pudemos participar sempre, falando nossa opinião e colaborando bastante.
Janine Ferreira | aluno(a)
Expedição Investigativa
Que valor semanal é gasto com a merenda escolar?
Os alunos se dividiram em grupo e cada um deles se dirigiu a um mercado para comparar preços e analisar qual mercado tinha os menores preços para a compra da merenda escolar. Também foi possível observar as promoções, qualidade dos produtos, diferentes marcas e embalagens.
A expedição investigativa foi registrada através de fotos, vídeos, relatórios e cartazes.
Objetivos
Desenvolver habilidades voltadas para a utilização de números decimais no contexto do dia a dia do aluno, como o gasto consciente das finanças públicas e da família e pesquisa de preços e qualidades dos produtos consumidos; bem como reconhecer as embalagens como portadores de texto, com a função de informar. De modo que os alunos possam ponderar os benefícios de uma boa escolha, de forma consciente, cooperativa e solidária.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
•Matemática (Números decimais e operações matemáticas): Pesquisa no mercado sobre os preços dos alimentos que constam na lista de merenda escolar;
•Ciências/Português e Matemática: Palestra com a Nutricionista para conversar sobre as os alimentos que são comprados para a merenda escolar, sua importância e como é feita a escolha;
•Matemática: Contabilizar os gastos mensais de cada família e analisar onde é possível economizar;
•Ciências: Pesquisa sobre os micróbios que proliferam em embalagens malconservadas e/ou fora do prazo de validade, com registros dos alunos;
•Ciências/ Português e Matemática: Fabricação de lanches para venda na escola e comunidade e Merenda compartilhada dos anos finais;
•História: Entrevista com o Departamento de Merenda da SMEC e com o CAE, para saber quais os critérios da escolha da merenda escolar do Município, o valor investido e como é feito a fiscalização;
•Todas as disciplinas: Seminário de Apresentações de Trabalhos para a Comunidade Escolar.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
No dia seguinte da expedição os alunos realizaram uma tabela comparativa com os preços pesquisados, assim como, confeccionaram os cartazes com os registros da investigação.
Em uma roda de conversa foi definido o que os alunos sabiam e desejam saber sobre o assunto.
Em um segundo momento os alunos escolheram o nome do projeto: Soma da Vida.