Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Valorizando as culturas afro-indígenas do Rio Grande do Sul O projeto foi importante para nós adquirirmos conhecimentos sobre os negros africanos. Na sala de aula fizemos vário trabalhos. Visitamos um Quilombo aqui na nossa cidade e viajamos para Pelotas, para conhecer as charqueadas, onde o negro foi a principal mão-de-obra. Aproveitamos bastante e tiramos muitas dúvidas.
Bruna Pacheco Pontes dos Santos | aluno(a)
Expedição Investigativa

Para trabalhar a cultura indígena, convidamos o cacique da Aldeia Kaigang da cidade de Santa Maria, para fazer uma palestra. Como ainda não foi possível conciliar as datas e horários, os alunos assistiram em sala de aula, vários vídeos mostrando a realidade desta Aldeia atualmente, ficando muito curiosos para fazer uma visita à Aldeia. A pergunta exploratória que guiou a expedição investigativa foi: “Quais as semelhanças e diferenças encontradas nos Quilombos e nas Aldeias Indígenas?”.

Objetivos

Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da temática étnico-racial oportunizando discussões sobre o reconhecimento e a valorização das diversidades culturais, fazendo os alunos refletirem sobre a democracia racial e a formação da sociedade brasileira. Promover ações de resgate a história e a cultura dos povos africanos e indígenas, buscando fazer uma contextualização entre realidade nacional e a realidade local, num processo de identificação com as nossas identidades culturais.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

•Assistir vídeos sobre o funcionamento das aldeias e dos quilombos hoje, no Rio Grande do Sul, com foco na região central;
•Visita as Aldeias em Santa Maria (Aldeia Guarani e Aldeia Kaigang);
•Trabalho sobre as ervas medicinais;
•Pesquisa: significado das pinturas corporais; como fazer tintas naturais e, após, fazer oficinas em sala de aula, de pinturas corporais;
•Pesquisa e entrevista sobre as Religiões Indígenas (comparações);
•Desfazer os mitos e preconceitos em relação aos indígenas sobre serem preguiçosos;
•Pesquisas de como os índios se localizavam nas matas?
•Pesquisa sobre os turbantes usados na cultura afro e oficina para ensinar a fazê-los e como usá-los. Após será feito um desfile, na Escola, com os diferentes tipos de turbantes;
•Pesquisa sobre os brinquedos antigos característicos das culturas afro;
•Pesquisa sobre as Charqueadas e a importância dos negros nesta atividade econômica;
•Pesquisa sobre a alimentação afro e sua influência na cultura brasileira.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a expedição investigativa, os alunos reuniam-se em sala de aula para trocar informações com os colegas sobre a visita ao Quilombo, pois alguns alunos não puderam estar presentes. E após, trocaram ideias sobre os vídeos da Aldeia Kaigang de Santa Maria. Montaram, com o auxílio das professoras, o painel sobre o que sabiam, e o que queriam saber em relação a esta temática. Foi pedido aos alunos que trouxessem sugestões para o nome deste projeto.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Théo

Diretor
Elenice Seixas Alves

Turma
7º Ano

Número de alunos
18

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Sepé

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO SEPE

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
O projeto foi valioso, pois auxilia a sensibilizar a nossa comunidade escolar para a importância dos negros africanos para a História do Rio Grande do Sul e da nossa cidade. Promovemos diversas ações buscando resgatar a história e cultura desse povo. Um dos pontos máximos foi a Viagem para a cidade de Pelotas, onde conhecemos as antigas charqueadas, hoje ponto turístico. Os alunos e a comunidade escolar em geral puderam ver de perto o estudo da sala de aula. Conhecimento que jamais esquecerão!
Carolina Bitencourt Becker | Professor(a)