Valorizando as culturas afro-indígenas do Rio Grande do Sul
“ O projeto foi importante para nós adquirirmos conhecimentos sobre os negros africanos. Na sala de aula fizemos vário trabalhos. Visitamos um Quilombo aqui na nossa cidade e viajamos para Pelotas, para conhecer as charqueadas, onde o negro foi a principal mão-de-obra. Aproveitamos bastante e tiramos muitas dúvidas.
Bruna Pacheco Pontes dos Santos | aluno(a)
Expedição Investigativa
Para trabalhar a cultura indígena, convidamos o cacique da Aldeia Kaigang da cidade de Santa Maria, para fazer uma palestra. Como ainda não foi possível conciliar as datas e horários, os alunos assistiram em sala de aula, vários vídeos mostrando a realidade desta Aldeia atualmente, ficando muito curiosos para fazer uma visita à Aldeia. A pergunta exploratória que guiou a expedição investigativa foi: “Quais as semelhanças e diferenças encontradas nos Quilombos e nas Aldeias Indígenas?”.
Objetivos
Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da temática étnico-racial oportunizando discussões sobre o reconhecimento e a valorização das diversidades culturais, fazendo os alunos refletirem sobre a democracia racial e a formação da sociedade brasileira. Promover ações de resgate a história e a cultura dos povos africanos e indígenas, buscando fazer uma contextualização entre realidade nacional e a realidade local, num processo de identificação com as nossas identidades culturais.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
•Assistir vídeos sobre o funcionamento das aldeias e dos quilombos hoje, no Rio Grande do Sul, com foco na região central;
•Visita as Aldeias em Santa Maria (Aldeia Guarani e Aldeia Kaigang);
•Trabalho sobre as ervas medicinais;
•Pesquisa: significado das pinturas corporais; como fazer tintas naturais e, após, fazer oficinas em sala de aula, de pinturas corporais;
•Pesquisa e entrevista sobre as Religiões Indígenas (comparações);
•Desfazer os mitos e preconceitos em relação aos indígenas sobre serem preguiçosos;
•Pesquisas de como os índios se localizavam nas matas?
•Pesquisa sobre os turbantes usados na cultura afro e oficina para ensinar a fazê-los e como usá-los. Após será feito um desfile, na Escola, com os diferentes tipos de turbantes;
•Pesquisa sobre os brinquedos antigos característicos das culturas afro;
•Pesquisa sobre as Charqueadas e a importância dos negros nesta atividade econômica;
•Pesquisa sobre a alimentação afro e sua influência na cultura brasileira.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição investigativa, os alunos reuniam-se em sala de aula para trocar informações com os colegas sobre a visita ao Quilombo, pois alguns alunos não puderam estar presentes. E após, trocaram ideias sobre os vídeos da Aldeia Kaigang de Santa Maria. Montaram, com o auxílio das professoras, o painel sobre o que sabiam, e o que queriam saber em relação a esta temática. Foi pedido aos alunos que trouxessem sugestões para o nome deste projeto.