Histórias e fantasias
“ Foi bem legal. Foi divertido. Os teatros tinham bastante fantasias e eu gosto muito de falar nos teatros. Foi divertido também as atividades de fazer biscoitos na sala de aula.
Leandro Rocha do Prado | aluno(a)
Expedição Investigativa
A professora organizou a expedição investigativa. Primeiro, dividiu a turma em grupos para ter acesso aos livros de algumas histórias clássicas, e após os alunos dialogaram e conversaram sobre o que eles entendem de cada história e fizeram comparações das histórias infantis com a realidade do aluno. A pergunta exploratória foi: O que vocês já sabem sobre as Histórias Clássicas Infantis?
Objetivos
Despertar o interesse das crianças pela alfabetização através dos clássicos da literatura infantil de forma atrativa, permitindo que o aluno exponha suas opiniões e relacione os acontecimentos explorados no enredo das histórias com as suas vivências.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Alfabetização - Leitura, escrita, matemática, texto, ideias de construção de textos;
• Cuidados com o corpo – higiene;
• A boa alimentação – cuidados com a saúde do corpo;
• Órgãos do sentido;
• Classificação, sequência e seriação;
• Conhecimento e domínio do alfabeto;
• Identificar vogais e consoantes;
• Conhecer letras iniciais das palavras, relacionando com o alfabeto e após construindo novas palavras (sempre estimulando o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos);
• Produção de textos orais e coletivos.
• Trabalhar com leitura de diferentes tipos de letras para o reconhecimento das diferentes formas que se apresentam as letras;
• Uso de jogos de escrita (bingos de letras, sílabas);
• Despertar a criatividade, através da expressão artística, como: teatro, dança, música, ritmo, com a utilização de materiais diversos (construção de instrumentos, figurinos, e identificação dos diferentes instrumentos e ritmos musicais com a utilização de músicas e paródias).
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Os alunos fizeram o Conselho de grupo para refletirem e montarem o cartaz do que sabem sobre o assunto e sobre o que querem saber? Os alunos responderam que, com as histórias: não devemos pegar o que não é nosso; devemos dividir as coisas com os amigos; respeitar as pessoas; não brigar; aceitar as diferenças; fazer amizades; obedecer. Após estas reflexões os alunos sugeriram alguns nomes para o Projeto e fizeram uma votação escolhendo o nome: Histórias e Fantasias.