Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Histórias e fantasias Foi bem legal. Foi divertido. Os teatros tinham bastante fantasias e eu gosto muito de falar nos teatros. Foi divertido também as atividades de fazer biscoitos na sala de aula.
Leandro Rocha do Prado | aluno(a)
Expedição Investigativa

A professora organizou a expedição investigativa. Primeiro, dividiu a turma em grupos para ter acesso aos livros de algumas histórias clássicas, e após os alunos dialogaram e conversaram sobre o que eles entendem de cada história e fizeram comparações das histórias infantis com a realidade do aluno. A pergunta exploratória foi: O que vocês já sabem sobre as Histórias Clássicas Infantis?

Objetivos

Despertar o interesse das crianças pela alfabetização através dos clássicos da literatura infantil de forma atrativa, permitindo que o aluno exponha suas opiniões e relacione os acontecimentos explorados no enredo das histórias com as suas vivências.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

• Alfabetização - Leitura, escrita, matemática, texto, ideias de construção de textos;
• Cuidados com o corpo – higiene;
• A boa alimentação – cuidados com a saúde do corpo;
• Órgãos do sentido;
• Classificação, sequência e seriação;
• Conhecimento e domínio do alfabeto;
• Identificar vogais e consoantes;
• Conhecer letras iniciais das palavras, relacionando com o alfabeto e após construindo novas palavras (sempre estimulando o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos);
• Produção de textos orais e coletivos.
• Trabalhar com leitura de diferentes tipos de letras para o reconhecimento das diferentes formas que se apresentam as letras;
• Uso de jogos de escrita (bingos de letras, sílabas);
• Despertar a criatividade, através da expressão artística, como: teatro, dança, música, ritmo, com a utilização de materiais diversos (construção de instrumentos, figurinos, e identificação dos diferentes instrumentos e ritmos musicais com a utilização de músicas e paródias).

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Os alunos fizeram o Conselho de grupo para refletirem e montarem o cartaz do que sabem sobre o assunto e sobre o que querem saber? Os alunos responderam que, com as histórias: não devemos pegar o que não é nosso; devemos dividir as coisas com os amigos; respeitar as pessoas; não brigar; aceitar as diferenças; fazer amizades; obedecer. Após estas reflexões os alunos sugeriram alguns nomes para o Projeto e fizeram uma votação escolhendo o nome: Histórias e Fantasias.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Théo

Diretor
Elenice Seixas Alves

Turma
1º Ano

Número de alunos
13

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Sepé

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO SEPE

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
Foi ótimo. Consegui alfabetizar através das histórias infantis. Os alunos curtiram, foi tudo uma festa: teatros, receitas, maquetes, desenhos, pintura. E as famílias também ajudaram, construindo cenários e participando das ações sempre que foram chamados.
Cleonice Simon | Professor(a)