Brinquedos de Dadão
“ Eu achei legal, gosto de brincar com estas coisas, todo mundo fica feliz.
JULIA FORCIN BULEGON | aluno(a)
Expedição Investigativa
As crianças foram para a expedição no município de São João do Polêsine, para visitar a Brinquedoteca da EMEI Recanto do Sonho. Lá, eles tiveram contato com diversos brinquedos confeccionados com sucatas. As crianças, tocaram, brincaram e manusearam diferentes materiais. As professoras responsáveis pela brinquedoteca apresentaram muitos jogos e brinquedos feitos com sucata e também jogaram com as crianças. A pergunta exploratória foi: “Quais brinquedos feitos de sucata você gostou? Explique”
Objetivos
• Oportunizar as crianças a confecção e exploração de diferentes materiais recicláveis para a fabricação de seu próprio brinquedo.
• Estimular o imaginário da criança através da confecção destes brinquedos.
• Resgatar brincadeiras.
• Oportunizar a interação entre pais e escola.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Musicalidade, Movimento e Artes: Explorar um Musical Backyardigans, confeccionar instrumentos de sucata, bandinha da turma, Berimbau – História do Berimbau, confeccionar o instrumento;
• Musicalidade, Movimento e Artes: Família, Oficina de brinquedo com a família;
• Natureza e Sociedade: Realização das atividades em espaços diferentes – sala, pátio, embaixo de uma árvore;
• Identidade e Autonomia: Explorar o brincar – expressando emoções e necessidades;
• Musicalidade, Movimento e Artes: Família, Confecção de jogos com sucata e realização de trocas entre colegas; confeccionar diferentes tipos de dados – Tamanhos e símbolos diferentes, jogar dados;
• Identidade e Sociedade: confecção do Portfólio em forma de TV- onde passará as fotos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Na volta para a escola, na sala de aula, durante a nossa rodinha da conversa, conversamos sobre a expedição. As crianças relataram que adoraram a experiência e que queriam ter ficado mais. Fizemos uma rodinha e as crianças conversaram muito sobre tudo o que viram. Foi oportunizado a elas que registrassem em forma de desenho o brinquedo que mais gostou (cartolina e giz de cera). As crianças também deram nome para o projeto.