Viva a Vida, mexa-se
“ Através deste projeto aprendemos que praticar esportes e ter uma alimentação saudável faz muita diferença em nossas vidas. Com uma visita na academia descobrimos o quanto é importante fazer exercícios e que fazer exercícios sem ajuda de um profissional pode trazer sérios problemas. Aprendemos muito também com a palestra da nutricionista. Ela nos explicou muitas coisas importantes, uma delas é que fazer exercícios sem se alimentar antes pode fazer muito mal a saúde.
Franciele Rosa | aluno(a)
Expedição Investigativa
Os alunos e a professora visitaram uma Academia de Ginástica, onde foram recebidos pela proprietária, que também é professora de Ed. Física, ela mostrou toda a academia e os aparelhos e suas finalidades. Em seguida, ela explicou sobre a importância da atividade física na vida das pessoas e os benefícios que ela nos traz.
A expedição foi norteada pela seguinte pergunta: O que a atividade física traz para a vida das pessoas?
A pesquisa foi registrada através de fotografias.
Objetivos
Estimular os adolescentes a praticar esportes, promovendo assim a socialização e a melhora da autoestima.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Ciências (Nutrição): Ed. Física (Esportes): Palestra com Educadora Física e Nutricionista;
• Português (gêneros textuais: Produção Textual Coletiva;
• Artes: Revista em Quadrinhos – Tirinhas;
• Matemática (Gráficos): Pesquisa com os alunos da escola, sobre qual é a atividade física que eles preferem.
• Construção de gráficos;
• História, Português: Olímpiadas no Brasil – Pesquisa sobre as Modalidades, História, Simbologia;
• Ciências, Matemática, Português: Verificação do IMC dos alunos dos anos finais e professoras;
• Artes e Português: Confecção cartazes sobre Cuidado com a saúde;
• Ciências e Português: Vídeo - Prejuízos para o corpo com uso de drogas (álcool, cigarro);
• Português: Concurso Cultural – Redações sobre Drogas e a Adolescência.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição investigativa foi dialogado sobre o que mais chamou a atenção doa alunos durante a pesquisa.
Inclusive alguns alunos tiveram interesse imediato de começar atividades físicas.
Em um segundo momento foi registrado através de um texto coletivo o processo investigativo.