Reciclando ações
“ Acredito que só mudando as nossas ações, vamos poder cuidar melhor do nosso planeta que está morrendo com as queimadas, com os lixos jogados nos rios e com certas atitudes do nosso dia a dia, desperdício de água na hora do banho e na escovação dos dentes.
Bernardo Barbosa Goulart | aluno(a)
Expedição Investigativa
Tendo como pergunta exploratória: Como mudar os hábitos e atitudes para cuidar do meio ambiente? Os alunos realizaram a expedição investigativa na praia do Paredão, neste dia foi possível observaram o ambiente, realizando registros fotográficos e escritos. Outra observação importante realizada pela turma foi a quantidade de sacolas plásticas que existem no meio ambiente, pois havia muitas delas “rolando” pelo chão na praia no trajeto da expedição investigativa.
Objetivos
Conscientizar os alunos da importância da preservação do meio ambiente, em conseqüência a valorização da vida e do ser humano, através do conhecimento, da criatividade e de atitudes concretas no nosso dia-a-dia que visam reciclar e reaproveitar objetos, como as sacolas plásticas, para diminuir o volume de dejetos produzidos pelo ser humano e lançados na natureza, diminuindo, assim a poluição do nosso planeta, mobilizando-os a buscar uma prática concreta de cuidados com a vida.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Água, preservação do meio ambiente: Visita na CORSAN para pesquisar sobre a importância da água, Produção textual, Painel sobre a Visita na CORSAN;
• Artes: Criar um Logo para ao Projeto – Divulgação;
• Gênero textual, Meio ambiente: Acróstico do Meio Ambiente;
• Produção textual, Estudos sociais: Organizar as Regras do Concurso de Desenhos, Frases e Textos sobre o Meio Ambiente da Escola;
• Oralidade, Pontualidade, Artes: Mobilização da Escola (anos iniciais) para Participar do Projeto;
• Meio ambiente: Concurso Cultural para a Comunidade Escolar;
• Artes, Meio ambiente: Confecção de Sacolas Retornáveis, Queimadas, Produção de textos, Conversa Informativa com a Bióloga do Município;
• Artes, Expressão corporal: Teatro sobre o Meio Ambiente.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição na Praia do paredão, reunimo-nos em círculo na sala de aula para que os alunos escolhessem o nome do projeto e fizessem os registros e relatos do ambiente observado. Construímos um cartaz com as curiosidades do que queremos saber sobre o assunto pesquisando/observado.
O nome foi escolhido de forma democrática, pois cada aluno pode dar sua opinião e ao final entraram em acordo que o nome escolhido por um colega tinha mais sentido.