Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Paraíso das Pedras Adorei fazer a pesquisa com meus colegas, tirei várias dúvidas sobre o lugar. Ainda não conheço o lugar, minha professora ia nos levar lá, mas no dia que íamos ir o tempo estava chuvoso, ainda vamos ir, mas ainda temos que marcar o dia, simplesmente adorei a pesquisa.
Lavínia Rangel Camargo Saraiva | aluno(a)
Expedição Investigativa

Pergunta: Qual a relação entre o homem e a apropriação do espaço?
A questão foi proposta diante da exploração da localidade do Rincão do Inferno. Com a impossibilidade de acesso devido ao mau tempo e a intransitabilidade das vias, propôs-se que fosse realizada uma investigação literária no livro “Na Bateia do Tempo” e oral, através de entrevistas feitas a familiares e conhecidos que contassem vivências e experiências sobre o local, bem como fotografias da localidade.

Objetivos

Promover o reconhecimento de elementos integrantes de diferentes paisagens e a forma como o homem interfere e convive com seu espaço de vida. Relacionando assim, os conhecimentos humanos e os avanços tecnológicos com os diferentes tipos de natureza e cultura, e como o homem se apropria disso para a resolução dos problemas práticos nas questões ambientais, de forma a integrar todas as áreas de conhecimento escolar na atividade.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

• Português/ Ciências/ Geografia Pesquisa – produção textual - Expedição Investigativa;
• Português/ Ciências/ Geografia/ Entrevista Eduardo Luongo – Escoteiro;
• Ciências/ Geografia/ Educação Física - Visita ao Rincão do Inferno;
• Artes - Produzir um Vídeo sobre a Visita ao Rincão do Inferno;
• Artes/ Ciências/ Português/ Geografia/ Matemática - Mapear o local visitado – distância, relevo, paisagem, interferência do homem;
• Geografia: Entrevista com Geólogo;
• Ciências/ Português/ Matemática: Diário de bordo Coletivo sobre as entrevistas, visita, mapeamento e pesquisa realizada.
• Ciências: Elementos Naturais – Pesquisa
• Tipos de solo: Construção da Maquete do “Rincão do Inferno”
• Artes/ Ciências/ Português/ Geografia/ Matemática: Seminário - Exposição de fotos/vídeo e relato dos alunos para as outras turmas da escola;
• Inglês: Traduzir palavras e expressões pesquisadas (inglês), construir um vocabulário.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após o processo de pesquisa foi realizado o processo assemblear, onde sentaram-se em círculo e cada um relatou como foi realizado o seu trabalho. Alguns relataram que entrevistaram, além das pesquisas bibliográficas e com o uso da internet. O nome do projeto foi escolhido pela turma por meio de votação.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Fundamental Maria Joaquina de Menezes

Diretor
Andréa Nunes Vargas

Turma
6º Ano

Número de alunos
19

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Lavras do Sul

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE LAVRAS DO SUL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
O Projeto teve por objetivo conhecer paisagens locais e perceber como a atividade humana interfere sobre elas. Em outro momento, os alunos receberam a visita de um escoteiro que conhece o local. Nessa ocasião a explanação dele, foi possível retirar as dúvidas de cada aluno sobre o Rincão do Inferno.
Leduína Dutra Ferreira | Professor(a)