Paraíso das Pedras
“ Adorei fazer a pesquisa com meus colegas, tirei várias dúvidas sobre o lugar. Ainda não conheço o lugar, minha professora ia nos levar lá, mas no dia que íamos ir o tempo estava chuvoso, ainda vamos ir, mas ainda temos que marcar o dia, simplesmente adorei a pesquisa.
Lavínia Rangel Camargo Saraiva | aluno(a)
Expedição Investigativa
Pergunta: Qual a relação entre o homem e a apropriação do espaço?
A questão foi proposta diante da exploração da localidade do Rincão do Inferno. Com a impossibilidade de acesso devido ao mau tempo e a intransitabilidade das vias, propôs-se que fosse realizada uma investigação literária no livro “Na Bateia do Tempo” e oral, através de entrevistas feitas a familiares e conhecidos que contassem vivências e experiências sobre o local, bem como fotografias da localidade.
Objetivos
Promover o reconhecimento de elementos integrantes de diferentes paisagens e a forma como o homem interfere e convive com seu espaço de vida. Relacionando assim, os conhecimentos humanos e os avanços tecnológicos com os diferentes tipos de natureza e cultura, e como o homem se apropria disso para a resolução dos problemas práticos nas questões ambientais, de forma a integrar todas as áreas de conhecimento escolar na atividade.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Português/ Ciências/ Geografia Pesquisa – produção textual - Expedição Investigativa;
• Português/ Ciências/ Geografia/ Entrevista Eduardo Luongo – Escoteiro;
• Ciências/ Geografia/ Educação Física - Visita ao Rincão do Inferno;
• Artes - Produzir um Vídeo sobre a Visita ao Rincão do Inferno;
• Artes/ Ciências/ Português/ Geografia/ Matemática - Mapear o local visitado – distância, relevo, paisagem, interferência do homem;
• Geografia: Entrevista com Geólogo;
• Ciências/ Português/ Matemática: Diário de bordo Coletivo sobre as entrevistas, visita, mapeamento e pesquisa realizada.
• Ciências: Elementos Naturais – Pesquisa
• Tipos de solo: Construção da Maquete do “Rincão do Inferno”
• Artes/ Ciências/ Português/ Geografia/ Matemática: Seminário - Exposição de fotos/vídeo e relato dos alunos para as outras turmas da escola;
• Inglês: Traduzir palavras e expressões pesquisadas (inglês), construir um vocabulário.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após o processo de pesquisa foi realizado o processo assemblear, onde sentaram-se em círculo e cada um relatou como foi realizado o seu trabalho. Alguns relataram que entrevistaram, além das pesquisas bibliográficas e com o uso da internet. O nome do projeto foi escolhido pela turma por meio de votação.