Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Aprendendo a tabuada através de jogos e brincadeiras. O projeto da tabuada é muito legal. A gente estuda a tabuada com joguinhos. Já jogamos com bingo, dominó, boliche e também problemas em forma de historinha. Eu gostei de estudar a tabuada desse jeito e também é bom trabalhar em grupo.
Manueli Moreira Alves | aluno(a)
Expedição Investigativa

De que forma a multiplicação faz parte do Cotidiano das pessoas?
Logo após, nos dirigimos ao Mercado Center, onde fizemos os mesmos questionamentos. A funcionária respondeu da mesma forma: Não precisa saber a tabuada, pois o computador e a calculadora fazem tudo.
Esse processo de pesquisa foi importante para nosso conselho de grupo onde os alunos foram questionados sobre como seria, se não houvesse computadores e máquinas de calcular?

Objetivos

Despertar o interesse e a aprendizagem da tabuada de maneira lúdica, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, possibilitando o acesso a diversos tipos de jogos e atividades matemáticas.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

• Matemática: Confecção de Dominó da Tabuada, Atividades com Balões e Tabuadas, Confecção de quebra-cabeça para montar um Gato, Bingo da tabuada com as mães, simular o dia a dia de um Mercado – Compra, venda, troco, Confeccionar Jogo da tabuada com tabuleiro e proporcionar momentos de jogos;
• Matemática, Oralidade, Expressão Corporal: Músicas da Tabuada – Criar diferentes músicas sobre a nossa tabuada;
• Matemática e Educação física: Jogo de boliche;
• Matemática e Português: Histórias Matemáticas e Situações Problemas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Retornando para a escola questionei os alunos em relação ao uso da máquina para fazer cálculos. Além do mais de desenvolvermos nosso raciocínio lógico teremos condições de resolver com mais facilidade, não só cálculos matemáticos, mas também desafios das outras áreas de aprendizagem também. Os alunos concordaram comigo e colocaram que quando vão comprar alguma coisa gostam de saber o que o dinheiro deles vai dar para comprar.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Fundamental Maria Joaquina de Menezes

Diretor
Andréa Nunes Vargas

Turma
4º ano

Número de alunos
16

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Lavras do Sul

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE LAVRAS DO SUL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
Como educadora sempre notei a dificuldade nos alunos em aprender a tabuada. Então pensei num projeto, onde eu pudesse proporcionar a aprendizagem da tabuada de uma maneira mais leve e prazerosa. Já trabalhamos com bingo, dominó, boliche e histórias matemáticas. São notáveis o entusiasmo e a melhora da turma nas atividades matemáticas.
Neivaci Campos | Professor(a)