Da natureza tiramos tudo o que precisamos para viver.
“ As coisas que nós precisamos para viver são de graça, como o ar, a água e a luz do sol e nós não podemos jogar lixo na rua porque isso pode acusar a morte da gente e dos animais.
Ana Luiza Leite Teixeira | aluno(a)
Expedição Investigativa
Foi lançada, anteriormente aos alunos a seguinte pergunta: O QUE É ESSENCIAL À VIDA? Fomos à Praia do Paredão, onde os alunos foram desafiados pela professora para olhar em volta e tentar descobrir o que havia naquele lugar que é essencial a nossa existência e que temos gratuitamente sem precisar comprar, aí então alguns responderam: o ar; as árvores porque produzem o ar; então foram questionados: - e a água?
Objetivos
Fazer com que os alunos percebam os valores reais da vida, que aquilo que nos é essencial está na natureza e não se compra (ar, luz do sol, água), visando a diminuição do consumismo exacerbado e conscientizando sobre o real valor das coisas que nos cercam.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Português: Leitura Deleite que priorizem histórias sobre o Cuidado com a Natureza;
• Estudos Sociais – Português- Ciências: Mural do Projeto – Contendo notícias diversas sobre o tema, Filme – Os pequeninos – Explorar o filme, Paralelo entre Ações positivas e Negativas do Homem.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Quando voltamos da expedição investigativa, novamente fomos debater sobre os reais valores da existência, e surgiram várias questões, como: será que alguém poderia viver sem água tratada e se, realmente seríamos capazes, hoje, de passar bastante tempo longe de todos os eletroeletrônicos aos quais hoje estamos acostumados. Escolhemos o nome do projeto.