Alegria de dançar.
“ Nossa turma ficou muito alegre quando a professora ensaiou uma quadrilha para apresentarmos na festa junina da escola. Agora estamos ensaiando para a semana farroupilha, eu adoro dançar.
Stella Ferreira Camargo | aluno(a)
Expedição Investigativa
Quais os tipos de músicas podemos dançar? Na oportunidade o grupo de dança “Vem Dançar” demonstraram diversas modalidades de danças tais como: Capoeira e Hip-Hop, bem como explicaram sobre suas origens e questionaram os alunos sobre suas preferências. O grupo “Herdeiros de Bravas” que é um grupo gaúcho do município foi representado por um membro que conversou com os alunos sobre as danças tradicionais.
Objetivos
Promover a partir da música, a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo entrando em contato com as diversas formas de expressão artística.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Expressão Corporal, Artes, Oralidade: Danças Juninas – Apresentações artísticas, Visita na Academia Bio Ritmos – Desenvolver atividades com ritmos diversos integrando outras crianças da academia;
• Gráficos, Numerais: Construir Gráficos a partir de Pesquisa com as colegas dos anos iniciais sobre as Danças que mais gostam;
• Folclore, Cultura Gaúcha, Linguagens: Pesquisa Com o Grupo Companhia de Dança sobre as danças Folclóricas gaúchas, Confecção de Cartazes sobre as Danças Folclóricas Gaúchas, Danças Folclóricas Gaúchas – Apresentações artística, Pesquisa sobre o Ritmo Samba – Como surgiu? Participação no Dançarte.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Em uma roda da conversa, cada aluno expôs sobre suas preferências, sendo que predominou na turma o gosto pelo Hip hop. Confeccionaram um cartaz com figuras de danças, manifestaram muitas curiosidades sobre as danças, os ritmos que eles poderiam dançar e conhecer. Assim como, o nome do projeto foi escolhido pelos alunos, entre as duas opções citadas por eles: Alegria de Dançar e Dançando com Alegria.